IPTU 2022 Fortaleza – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Mais um ano se aproxima e junto com ele chega o imposto que todos os cidadãos que possuem um imóvel devem pagar. 

O Imposto Predial e Territorial Urbano, tradicionalmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado a todos os proprietários de imóveis.

Publicidade

Publicidade

Saiba como consultar o IPTU de 2022

O IPTU é um imposto de âmbito nacional e, por isso, também se aplica a Fortaleza. Sendo assim, se você é do município e possui uma propriedade privada em seu nome é bem provável que você tenha que arcar com esse custo no próximo ano.

IPTU 2022 Fortaleza

Se você é dono de um imóvel na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, é bom se planejar para pagar o IPTU de 2022. 

Durante este artigo vamos te orientar sobre como realizar esse procedimento e quais serviços relacionados a ele estão disponíveis, como consultas, segunda via, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Assim como o IPTU de todo o país, o IPTU 2022 Fortaleza deverá ser pago por quem possui:

  • Uma casa;
  • Um apartamento;
  • Uma loja;
  • Uma sala comercial;
  • Entre outras propriedades.

Geralmente a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano é realizada no início do ano, juntamente com outros impostos, como IPVA, Licenciamento e DPVAT, todos relativos à posse de veículos.

Apesar de ser aplicada nos primeiros meses a cobrança do IPTU pode ser realizada das seguintes formas:

  • À vista com desconto;
  • Parcelada sem desconto.

A escolha da forma de pagamento do IPTU fica a critério do consumidor com base nas condições e planejamentos financeiros individuais.

No entanto, muitos especialistas recomendam que os proprietários de imóveis registrados na cidade de Fortaleza efetuem o pagamento do tributo de uma única vez a fim de economizar dinheiro no fim das contas.

Dessa forma, é fundamental organizar as despesas até o final deste ano para que haja a quitação do IPTU 2022.

Infraestrutura

Publicidade

Publicidade

O Imposto Predial e Territorial Urbano previsto para a cidade de Fortaleza no próximo ano é um tributo significativo para a manutenção da região, pois é a partir dos recursos obtidos com essa cobrança que a prefeitura poderá investir em melhorias.

Tais melhorias são previstas para os seguintes âmbitos da cidade de Fortaleza:

  • Saúde;
  • Educação;
  • Transporte público;
  • Entre outros.

Agora que você já sabe o principal motivo pelo qual a cidade de Fortaleza efetua a cobrança do IPTU e a quem se aplica a obrigatoriedade do pagamento, é hora de saber como acessar informações relevantes sobre o tributo.

Consulta

Os proprietários de imóveis localizados na capital cearense que possuem dúvidas acerca da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano ou de outros procedimentos e serviços relativos ao tributo podem esclarecer tais informações com facilidade.

Publicidade

De acordo com a prefeitura de Fortaleza, quem tem um imóvel em seu nome pode realizar a consulta completa do IPTU pela internet. Veja como:

Publicidade

  • Clique aqui;
  • Informe o número de inscrição do seu imóvel;
  • Depois clique em “pesquisar”.

Ao entrar no sistema é possível verificar uma série de informações importantes como valor do IPTU 2022, condições de pagamento, data de vencimento, possíveis pendências administrativas, entre outros.

Valor

Em relação ao valor do IPTU 2022 Fortaleza ainda não há uma informação oficial sobre quanto será cobrado aos proprietários de imóveis registrados na cidade.

No entanto, geralmente a cobrança do IPTU é realizada com base em variáveis ​​como localização do imóvel, tamanho da área construída, tamanho do terreno, idade do imóvel, estado de conservação, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Todos esses fatores acabam impactando no preço final do IPTU a ser cobrado e, por isso, a quantia é diferente para cada propriedade registrada em Fortaleza.

Além disso, em alguns casos os imóveis acabam sendo isentos do pagamento do IPTU, especialmente quando a residência é muito antiga.

Para saber todas as condições relativas ao processo de isenção é necessário contatar diretamente a prefeitura da cidade.

Segunda Via

Assim como o proprietário de um imóvel em Fortaleza pode consultar diversas informações sobre o tributo, também é possível providenciar a emissão da segunda via dos boletos em caso de perda ou falta do documento para pagamento. Nesse caso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o portal oficial da prefeitura;
  • Digite o número da inscrição do seu imóvel;
  • Clique em “Emitir segunda via”.

Pronto! Depois disso é só providenciar o pagamento do boleto para estar em dia com a prefeitura.

Pagamento

O proprietário de um imóvel localizado em Fortaleza pode fazer o pagamento do IPTU diretamente nas redes bancárias ou em casas lotéricas.

Vale lembrar que o pagamento deve ser feito até a data de vencimento para que não haja a cobrança de multas e juros.

Fonte: IPTU Fortaleza 2022.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário