IPTU 2022 Niterói – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O final do ano está chegando e os brasileiros começam a se preocupar com os gastos que devem ter logo no início de 2022 em relação ao pagamento de impostos.

Um desses impostos é muito conhecido entre os proprietários de imóveis. O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo que incide diante da posse de residências urbanas.

Publicidade

Publicidade

A cobrança do IPTU é feita em todo o país, inclusive em Niterói, cidade localizada no estado do Rio de Janeiro.

IPTU Niterói

O IPTU cobrado pela cidade de Niterói consiste em um imposto anual voltado aos proprietários de imóveis residenciais e comerciais situados em zonas urbanas. 

Sendo assim, independente do número de propriedades que um cidadão de Niterói tem no seu nome, ele deverá arcar com o imposto de todas elas.

Publicidade

Publicidade

Para aqueles que são proprietários de um terreno sem construção é cobrado apenas o Imposto Territorial Urbano e os imóveis localizados fora do perímetro urbano são vinculados ao Imposto Territorial Rural.

É importante mencionar que os recursos arrecadados com o IPTU são utilizados pela prefeitura de Niterói para gerar melhorias na infraestrutura da cidade, como educação, saúde, segurança pública, transporte e outros.

Como consultar IPTU Niterói 2022

Para que os contribuintes possam se informar sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, a prefeitura de Niterói oferece consulta ao sistema. 

Sendo assim, é possível verificar possíveis pendências administrativas ou solicitar serviços específicos. Saiba como realizar a consulta com o passo a passo abaixo:

  • Clique aqui e informe a matrícula do imóvel;
  • Veja as informações básicas do imóvel, as parcelas do IPTU do ano vigente e, em verde, a cota única com desconto;
  • Clique em Imprimir ficha de lançamento para verificar as informações do imóvel usadas no cálculo do imposto.

Em caso de existências de débitos pendentes é possível verificar as informações no final da página.

Valor do IPTU 2022 Niterói

De modo geral, o valor cobrado pelo Imposto Predial e Territorial Urbano difere para cada região do Brasil.

Publicidade

Publicidade

No caso da cidade de Niterói, o valor previsto para o IPTU 2022 ainda não foi oficialmente divulgado pela prefeitura, mas é possível adiantar que o preço é determinado de acordo com valor venal da propriedade.

Basicamente o valor venal de uma propriedade é o custo de compra e venda aliado a fatores como localização do imóvel, tempo de construção, área construída, área total do terreno, entre outros.

Valor ainda não foi divulgado, mas já é possível se planejar para o pagamento

Todos esses fatores influenciam para a precificação do IPTU e, por isso, são diferentes para cada tipo de imóvel registrado em Niterói.

Além disso, anualmente o valor venal pode ser impactado por influência do mercado e, consequentemente, o preço do IPTU precisa ser ajustado.

Publicidade

Na maioria das vezes essa influência tem origem na valorização ou desvalorização da região em que a propriedade está localizada ou pelas reformas e melhorias realizadas nos imóveis.

Publicidade

Da mesma forma que ocorre a cobrança do IPTU na cidade de Niterói por conta desses e de outros fatores, também existem propriedades que são isentas do pagamento, mas para saber quais são é necessário entrar em contato com a prefeitura.

Como pagar IPTU Niterói 2022

Em relação ao pagamento do IPTU da cidade de Niterói, as normas para o próximo ano ainda não foram definidas. Contudo, o procedimento geralmente é realizado diretamente nas agências bancárias ou nas casas lotéricas.

As formas de pagamento permitem que o contribuinte quite o tributo à vista com desconto ou de forma parcelada, mas com certa taxa de juros.

Publicidade

Publicidade

A escolha entre as duas opções fica por conta do contribuinte e da sua situação financeira. No entanto, especialistas recomendam que os proprietários aproveitem o desconto oferecido com o pagamento em cota única.

Tal decisão pode ser significativa ao longo do ano, pois as taxas de juros para a cobrança parcelada podem ser altas.

Já para os casos dos contribuintes que não realizam o pagamento do IPTU dentro do prazo indicado, a conta pode sair mais cara, pois são cobrados juros e multas e o imóvel ainda corre o risco de ser penhorado e leiloado pela prefeitura para arcar com as dívidas em aberto.

Segunda via do IPTU

O proprietário de imóveis registrados em Niterói deve efetuar o pagamento do IPTU 2022 por meio do carnê emitido pela prefeitura.

As guias de pagamento podem ser encaminhadas para as residências, mas também podem ser emitidas pelo site da prefeitura, especialmente para quem precisa da segunda via.

Veja o passo a passo abaixo de como emitir a segunda via do IPTU 2022:

Saiba como no passo a passo abaixo:

  • Clique aqui e informe a matrícula do imóvel (incluindo o dígito verificador, sem hífen);
  • Na próxima tela serão apresentadas as informações básicas do imóvel, as parcelas do IPTU do ano vigente e, em verde, a cota única com desconto (se ainda não vencida);
  • Clique em Gerar Cota Única ou marque as parcelas e clique em Gerar Guias Mensais. A opção Gerar Guia Consolidada gerará uma guia de pagamento única para as parcelas selecionadas;
  • Pronto! Imprima a guia ou efetue o pagamento online se estiver disponível.

A disponibilidade das guias de pagamento do IPTU são de responsabilidade dos contribuintes. Portanto, é importante se atentar à emissão do documento.

Fontes: IPTU Niterói.

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário