IPTU 2022 Porto Alegre – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Os proprietários de imóveis da cidade de Porto Alegre deverão pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano do próximo ano.

O IPTU é cobrado anualmente em todo o país, incluindo a capital do estado do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Publicidade

Infraestrutura

A cobrança do IPTU 2022 da cidade de Porto Alegre tem como objetivo financiar diversos investimentos e custos da cidade, de modo que a estrutura atende às necessidades dos moradores da região.

Valor do IPTU pode variar de acordo com o imóvel

Nesse caso, com o IPTU a cidade consegue investir em segurança, infraestrutura, transporte público, saúde, educação e outros âmbitos essenciais para o desenvolvimento socioeconômico da população.

Cobrança

Geralmente a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano é realizada no início do ano juntamente com outros impostos essenciais.

Publicidade

Publicidade

Devem se preocupar com o pagamento do IPTU os proprietários de terrenos, salas, casas, apartamentos e outros espaços residenciais e comerciais localizados em região urbana.

Consulta

Diante das novas tecnologias a prefeitura de Porto Alegre viu a necessidade de oferecer o serviço de consulta ao IPTU de forma prática e rápida.

Sendo assim, os proprietários de imóveis da capital rio-grandense-do-sul podem consultar as questões relativas ao IPTU pela internet.

Nesse caso, por meio do site é possível acompanhar questões como valores, datas de pagamentos e outras informações pertinentes ao imóvel.

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Clique aqui;
    Insira os dados solicitados;
    Insira o código de segurança informado na tela;
    Clique em “Confirmar”.

Feito isso o proprietário poderá acessar as informações sobre o IPTU 2022 da cidade de Porto Alegre.

Publicidade

Publicidade

O serviço de consulta é essencial para que o proprietário possa administrar os pagamentos do IPTU dentro do prazo indicado, bem como solucionar eventuais problemas.

Cobrança

A cobrança do IPTU na cidade de Porto Alegre é feita com base em um cálculo que leva em consideração a localidade do imóvel, valor venal e a área construída na hora de determinar o valor a ser pago pelo proprietário.

Para saber quanto será cobrado no IPTU 2022 para cada uma das condições mencionadas anteriormente, basta acessar o site da prefeitura e se informar sobre tais valores.

Segunda via do IPTU

De modo geral, a prefeitura de Porto Alegre encaminha para as residências dos proprietários de imóveis um carnê para pagamento.

Publicidade

No entanto, tal documento pode não chegar até as mãos dos interessados e isso poderia ser um problema caso não existisse uma alternativa para acesso ao carnê.

Publicidade

Nesse caso, para quem precisar utilizar a segunda via do carnê de IPTU de Porto Alegre é só acessar o site da prefeitura e gerar um novo boleto conforme indicado abaixo:

  • Clique em “emitir guia”;
    Insira o número de inscrição do seu imóvel;
    Insira o código de verificação que aparece na página;
    Clique em “Confirmar”.

Depois disso o acesso ao boleto do IPTU será liberado para o proprietário efetuar o pagamento.

Pagamento

O pagamento do IPTU de Porto Alegre pode ser realizado de uma única vez logo no primeiro mês de cobrança e à vista com um desconto.

Publicidade

Publicidade

No entanto, a cobrança do IPTU também poderá ser realizada de forma parcelada com valores mínimos de pagamentos mensais.

Vale lembrar que o pagamento do IPTU 2022 da cidade de Porto Alegre poderá ser feito em casas lotéricas ou em redes bancárias. Entre as principais instituições estão:

  • Bancos (online ou presencial);
    Banco do Brasil;
    Banco Original;
    Banrisul;
    Bradesco;
    Caixa Econômica Federal;
    Citibank;
    Itaú;
    Santander;
    Sicredi.

Quem não efetuar o pagamento dentro do prazo indicado poderá ser multado entre 2% e 10%, além de mais 1% por mês de atraso.

Atendimento

A fim de sanar as dúvidas dos proprietários de imóveis da cidade de Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Fazenda disponibilizou o telefone para contato: 156 (opção 4) com atendimento das 9h às 16h.

Quem preferir pode encaminhar um e-mail para [email protected] ou ir presencialmente ao endereço: Travessa Mário Cinco Paus, s/nº, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, CEP 90010-100.

Vale reforçar que o atendimento presencial conta com equipe de atendimento reduzida e restrição de acesso a fim de prevenir a proliferação do novo coronavírus.

Fonte: IPTU 2022

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário