IPTU 2022 Ribeirão Preto – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Assim como nos outros municípios, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Ribeirão Preto é cobrado uma vez ao ano. Em 2022, que está quase aí, a previsão é de que os contribuintes tenham que pagar a quantia a partir do mês de janeiro. Portanto, é bom começar a preparar o orçamento para mais esta despesa obrigatória. 

IPTU 2022 Ribeirão Preto – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar
Quantia arrecadada pelo IPTU é destinada a investimentos públicos dentro do município. | Imagem: Reprodução Google 

Preço do IPTU 2022 Ribeirão Preto 

O preço do IPTU não é fixo. Na verdade, ele varia de acordo com o valor venal dos imóveis. Para quem não sabe, o valor venal corresponde ao preço que o imóvel teria, se fosse comercializado. Por isso, são considerados vários fatores na hora de definir o preço do tributo.  

Publicidade

Publicidade

Entre eles, destacam-se a localização, a vista, o tamanho e o acabamento da propriedade. Outro fator determinante para chegar ao preço do IPTU é a alíquota da tabela anual, que geralmente é instituída pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).  

Como pagar o IPTU  

Impulsionada pela pandemia e pela necessidade de poupar recursos naturais, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto lançou o IPTU Digital, em substituição ao carnê de papel.

Agora, todos os demonstrativos de cobranças e também as guias para o pagamento de IPTU 2022 serão encaminhados para os e-mails dos contribuintes que indicarem um contato pela plataforma do IPTU Digital.  

Publicidade

Publicidade

A partir daí, quem quiser vai poder visualizar e imprimir as guias do carnê digital, por meio do site da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. A cobrança poderá ser quitada em uma das agências bancárias conveniadas, ou então pelas plataformas de Internet Banking. 

2ª via do boleto 

Caso você não tenha tido acesso ao boleto do IPTU de Ribeirão Preto, poderá retirar a 2ª via a qualquer momento. Observe no passo a passo a seguir como é fácil fazer isso: 

  1. Visite o site da prefeitura disponível neste link 
  2. Clique na opção “Serviços Online” e depois em “IPTU” 
  3. Agora, selecione “2ª Via” 
  4. Preencha os espaços em branco com as informações solicitadas 
  5. Por fim, clique no ícone “Pesquisar” para encontrar seu boleto de pagamento 

Direito à isenção 

Como já foi falado, o IPTU 2022 Ribeirão Preto é cobrado em caráter obrigatório. No entanto, para toda regra existe exceção. Neste caso, são algumas situações em que o proprietário do imóvel pode ser dispensado de realizar o pagamento. Veja a seguir a lista completa: 

  • Aposentados e pensionistas 
  • Viúvas e viúvos 
  • Ex-combatente 
  • Pessoas incapacitadas 
  • Portadores de HIV ou Hanseniase 
  • Imóvel de associação esportiva 
  • Imóvel de associação beneficente 
  • Imóvel de associação de classes e bairros 
  • Imóvel com ocorrência de enchente 
  • Imóvel de menor órfão 
  • Imóvel com até 60² de área construída 
  • Sindicatos 
  • Beneficiários do LOAS 

Aqueles que têm direito à isenção do IPTU 2022 Ribeirão Preto devem fazer a solicitação com antecedência, diretamente na prefeitura municipal. 

Fontes: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e IPTU News. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário