IPTU 2022 RJ – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar – Aprenda!

Pagar o IPTU RJ 2022 é muito importante, pois auxilia o crescimento do município. Com o valor do imposto recolhido, o Executivo garante verba para investir em saúde, educação, transporte público, infraestrutura, saneamento básico, segurança, iluminação de ruas, limpeza urbana, entre outras áreas essenciais.

Além disso, é fundamental que você pague o imposto para evitar multas e manter seu nome limpo. Mas caso você ainda esteja com dúvidas sobre como realizar o pagamento da taxa, continue com a gente, pois vamos te explicar tudo sobre o IPTU 2022 RJ.





Como pagar o imposto ou emitir a 2ª via do IPTU 2022 RJ?

Pagar o IPTU 2022 RJ ou emitir a segunda via é muito simples, e pode ser feito presencialmente, na sede da prefeitura do Rio de Janeiro ou pelo site do Executivo Municipal. Mas com a pandemia, o mais indicado é que você realize o pagamento do imposto online, para evitar o contato com o vírus em filas e aglomerações.

No site, além de quitar o IPTU, você também poderá esclarecer eventuais dúvidas e consultar o andamento de processos eletrônicos. Confira abaixo como realizar o pagamento do imposto ou a emissão da segunda via pelo site da prefeitura.

  1. Clique aqui para acessar o Portal Carioca Digital da Prefeitura de RJ;
  2. Já na plataforma, clique em “Acessar o serviço”;
  3. Insira a inscrição do imóvel;
  4. Digite o Captcha da imagem;
  5. Clique em “Prosseguir”.

Depois de emitir o boleto, basta realizar o pagamento online, com o código numérico do boleto ou escaneando o código de barras. Se você preferir, também pode imprimir a guia e realizar o pagamento em uma agência bancária ou casa lotérica autorizada.





iptu 2022 rj

Alíquota do IPTU 2022 RJ

As alíquotas vigentes no Rio de Janeiro passaram por alterações em abril de 2018. Veja abaixo a porcentagem para cada faixa de valor de imóveis:

  • 4,0% para valores até 70.000 UFIR-RJ;
  • 4,5% para valores acima de 70.000 UFIR-RJ e até 100.000 UFIR-RJ;
  • 5,0% para valores acima de 100.000 UFIR-RJ e até 200.000 UFIR-RJ;
  • 6% para valores acima de 200.000 UFIR-RJ e até 300.000 UFIR-RJ;
  • 7% para valores acima de 300.000 UFIR-RJ e até 400.000 UFIR-RJ;
  • 8% para valores acima de 400.000 UFIR-RJ.

Como o IPTU 2022 RJ é calculado?

A Secretaria da Fazenda utiliza o valor venal, que é uma estimativa, como base nos preços praticados pelo mercado imobiliário local. Desta forma, o poder público conhece o valor do metro quadrado nos territórios urbanos da cidade.

Confira abaixo a fórmula do valor venal utilizado pelas prefeituras:

V = A x VR x I x P x T

  • V: valor venal do imóvel;
  • A: área do terreno ou edificação;
  • VR: valor unitário padrão residencial, com base na Planta Genérica de Valores do Município (PGV);
  • I: idade do imóvel (contada a partir da concessão do “Habite-se”, da reconstrução ou da ocupação do imóvel — quando não houver “Habite-se”);
  • P: posição do imóvel no logradouro;
  • TR: tipologia residencial ou característica construtivas (modificações, acréscimos, reformas, etc.).

O cálculo varia em cada município, isso porque o IPTU é uma competência das prefeituras. Portanto, cada órgão tem autonomia para desenvolver os próprios métodos. Mas resumindo: o cálculo se baseia em multiplicar o valor venal pela alíquota do imposto, que está na lei municipal que institui o IPTU.

Quem tem direito à isenção do IPTU?

Assim como o cálculo, os municípios também criam as próprias regras para estabelecer quem tem direito à isenção do IPTU, então é preciso consultar a legislação vigente. Mas na maioria dos casos, aposentados, pensionistas e pessoas de baixa renda são os grupos que têm direito à isenção do imposto.

O mesmo vale para organizações esportivas, imóveis particulares cedidos ao poder público e demais instituições que exercem trabalho social. Sedes de projetos culturais, salas de cinema e cidadãos que se propõem a recuperar e conversar imóveis tombados também têm direito ao benefício.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário