IPTU 2022 Salvador – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Ao pagar o IPTU 2022 em Salvador, você colabora com a manutenção das ruas e bairros da cidade, pois parte do valor arrecadado é utilizada pela prefeitura para financiar serviços públicos e realizar melhorias na infraestrutura do município.

O Imposto Predial Territorial Urbano deve ser pago por todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que possuam um imóvel ou terreno em seu nome ou CNPJ. Mas existem alguns grupos que têm isenção no pagamento da taxa, como aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, entidades culturais, agremiações desportivas, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Você precisa pagar o IPTU 2022 em Salvador, tirar a segunda via ou realizar a consulta no site da prefeitura, mas está com alguma dúvida? Então, fique com a gente, pois vamos te explicar tudo sobre a arrecadação do imposto.

pagar iptu 2022 em salvador

Consulta e pagamento do IPTU 2022 em Salvador

A consulta do Imposto Predial Territorial Urbano de Salvador é feita diretamente no site da Secretaria da Fazenda. Veja abaixo como realizar o procedimento na plataforma da Sefaz:

  1. Clique aqui para acessar o site da Secretaria da Fazenda de Salvador;
  2. No menu de serviços, clique em “Pague Fácil”;
  3. Para acessar o sistema, digite seu CPF e senha cadastrados;
  4. Se ainda não estiver cadastrado, clique em “Novo cadastro”;
  5. Ao logar na plataforma do Sefaz, você terá acesso a todos os seus débitos e poderá realizar o pagamento online, de forma facilitada.

Quando você gerar a guia de pagamento do IPTU, poderá optar por pagar o imposto com o carnê, diretamente na prefeitura, bancos ou lotéricas conveniadas. Mas também poderá gerar um boleto online para realizar o pagamento via internet banking.

Publicidade

Publicidade

Confira abaixo a lista de agências bancárias credenciadas à Secretaria da Fazenda de Salvador:

  • Banco Bradesco;
  • Banco Citibank;
  • Banco Cooperativo do Brasil (BANCOOB);
  • Banco do Brasil;
  • Banco do Nordeste (BNB);
  • Banco Itaú;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Banco Santander;
  • Caixa Econômica Federal.

É possível parcelar o IPTU em até 10 vezes sem juros ou pagá-lo à vista com desconto. Mas não esqueça de quitar a taxa, pois cada dia em atraso gera multas que podem deixar o imposto ainda mais caro.

Segunda via IPTU 2022 em Salvador

Caso você tenha esquecido de realizar o pagamento do IPTU em Salvador, não se preocupe, é possível emitir a segunda via do imposto. Veja abaixo o tutorial para realizar a emissão da segunda via e quitar o IPTU 2022.

  1. Clique aqui para acessar o site da Secretaria da Fazenda de Salvador;
  2. Já no portal, clique em “Emissão da 2ª via”;
  3. Digite o número de inscrição do imóvel e selecione o ano referente à guia de pagamento que precisa ser quitada;
  4. Depois, basta realizar o pagamento online ou imprimir o boleto para pagá-lo em uma instituição financeira ou casa lotérica;

Para evitar esquecimentos futuros, também é possível se cadastrar em débito automático. Basta seguir o tutorial a seguir:

  1. Clique aqui para acessar a página de cadastro no débito automático;
  2. Escolha o serviço “IPTU/TRSD”;
  3. Digite a inscrição do imóvel;
  4. Selecione o “Banco/Convênio”;
  5. Digite o código de verificação que aparece na imagem;
  6. Clique em “Consultar”.

O débito automático pode ser uma boa opção para quem tem uma rotina muito corrida e acaba esquecendo de realizar os pagamentos em dia. Ao realizar o cadastro indicado acima, o valor da parcela do IPTU será pago automaticamente ao cair no aplicativo do seu banco.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário