IPTU 2022 Santos – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Todos os anos os brasileiros precisam se preparar para fazer o pagamento de vários impostos obrigatórios, sendo que um deles é sem dúvidas o IPTU, conhecido como Imposto Predial e Territorial Urbano.

Os moradores de todos os municípios ou capitais brasileiras precisam efetuar esse pagamento, sendo que em Santos também é preciso efetuar o pagamento dentro do prazo esperado.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo abaixo e veja como ele funciona, para que ele serve, quais são as principais funções e tudo que precisa saber.

O que é o IPTU?

IPTU 2022 Santos – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O IPTU é voltado especificamente para as propriedades que são construídas no meio urbano, sendo assim, ele é cobrado de maneira anual por todos os proprietários das casas, prédios ou estabelecimentos comerciais.

Dessa forma, esse valor é referente ao valor da propriedade, onde o contribuinte precisa pagar pela quantidade de imóveis que existem em seu nome.

Publicidade

Publicidade

Caso for para apenas um, pagará apenas um IPTU, sendo assim, se forem 30, fará o pagamento dos 30 impostos.

Se a propriedade seja urbana, porém, for apenas um terreno sem construções, é pago o ITU – Imposto Territorial Urbano. Mas, se for dentro do perímetro urbano, é aplicado o ITR – Imposto Territorial Rural – , onde os cálculos e alíquotas são diferentes do IPTU.

Como pagar IPTU Santos 2022?

Quer efetuar o pagamento do IPTU referente a cidade de Santos? Veja abaixo como emitir o boleto e quais são as instruções:

  1. Acesse o site oficial da Prefeitura de Santos, que é: https://www.santos.sp.gov.br/?q=servico/impostos-e-taxas-iptu-iss-e-icms;
  2. Agora, você deve clicar na opção “Boleto IPTU (ano corrente), 2ª via, Fundo Social e outras contribuições” em “Clique aqui”;
  3. Na próxima página, você deve preencher com o ano referente, com o número da inscrição imobiliária e então digitar o código de segurança, clicando na opção “Consultar”.
    IPTU SANTOS 2022

Caso o IPTU que você precisa retirar não é referente ao ano atual, será preciso seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o link indicado: https://www.santos.sp.gov.br/?q=servico/impostos-e-taxas-iptu-iss-e-icms;
  2. Agora, você deve rolar a página até a opção “IPTU anos anteriores”, selecionando a opção “Clique aqui”;
    IPTU SANTOS 2022
  3. Nesse momento, você deve escolher entre as seguintes opções: Consulta da Dívida Ativa, Emissão de boleto para pagamento integral ou formalização de acordo para pagamento de débitos, Acompanhamento e emissão de boletos – parcelamento, Parcelamento Especial – Adesão 2020, Anistia – Adesão – Refis, PPI – Programa de Parcelamento Incentivado – Processos 2008, Prevenção de fraudes em boletos.
  4. Por fim, preencha os dados referentes a opção selecionada e assim, tenha o boleto do seu IPTU em suas mãos rapidamente.

Como o valor do IPTU é calculado?

O valor do IPTU é feito com base no valor venal do imóvel, que é conhecido por ser o preço da propriedade, do qual é determinado pelo Poder Público.

Sob esse valor, é feita a aplicação das alíquotas, demais descontos e também acréscimos que são definidos exclusivamente pelos municípios.

Publicidade

Publicidade

Esse IPTU sofre com reajustes de maneira anual, levando em conta a valorização do imóvel ou da região em que está localizado, além das mudanças que acontecem dentro da legislação municipal.

É interessante lembrar que existe um limite para esse aumento, do qual também sofre com a especificidade de cada município.

Vale a pena pagar o valor à vista ou parcelado?

Há duas opções de pagamento do IPTU, seja ele à vista, que é efetuada logo no começo do ano, ou, que pode ser feita ao longo dos meses, sendo assim, parcelada.

Mesmo que não existam taxas acrescentadas para o parcelamento, a prefeitura de cada localidade geralmente aplica certo desconto para parcela única.

Publicidade

Dessa forma, os especialistas recomendam sempre que possível, que o pagamento seja feito de forma interina, principalmente se os juros dos investimentos estiverem em condições reduzidas.

Publicidade

Quem tem isenção do imposto em Santos?

  • Imóveis edificados com valor venal até R$ 30.000,00 (menos vagas de garagem);
  • Imóveis não edificados (no caso terrenos) com valor venal até R$7.000,00;
  • Imóveis de Preservação Ambiental Permanente tem isenção total ou parcial de, no mínimo, 50% no valor do imposto;
  • Imóveis de Preservação Histórica possuem isenção total ou parcial de, no mínimo, 50% no valor do imposto;
  • Imóvel de ex-combatente integrante da Força Expedicionária Brasileira;
  • Idosos – Redução de 75% sobre o IPTU e Taxas;
  • Imóveis perto de feiras livres possuem redução de 30%.

Continue acompanhando nosso site para obter mais informações sobre o IPTU em Santos em 2022 e fique por dentro.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário