IPTU 2022 Teresina – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O IPTU 2022 Teresina deve ser pago todos os anos de forma obrigatória por cidadãos e empresários que possuem casas, apartamentos, prédios, terrenos e demais construções na capital do Piauí.

Ao quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano, o contribuinte ajuda a prefeitura a melhorar a infraestrutura do município, já que parte do valor recolhido é utilizado pelo executivo municipal para realizar melhorias em diversas áreas, incluindo as da saúde, educação e segurança.

Publicidade

Publicidade

Mas é importante pagar o IPTU em dia para não receber multas ou ter o imóvel tomado pela prefeitura. Se você quer saber mais sobre o IPTU 2022 Teresina, fique com a gente, pois trouxemos informações valiosas para você entender mais sobre o imposto.

iptu 2022 teresina

Pagar IPTU 2022 Teresina

A prefeitura de Teresina oferece 7% de desconto para quem pagar o IPTU em agências dos Correios ou quitar o imposto em cota única. Porém, se você optar pelo pagamento nos Correios, poderá parcelar em apenas 6 vezes, enquanto em outros locais é possível fazer em 10 vezes. 

O pagamento do IPTU na capital do Piauí pode ser feito nas seguintes instituições conveniadas à prefeitura:

Publicidade

Publicidade

  • Banco do Brasil S.A;
  • Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas;
  • Banco do Nordeste do Brasil S/A;
  • Banco Itaú S.A;
  • Santander;
  • Banco Brasileira de Descontos S.A – BRADESCO;
  • Banco Postal dos Correios;
  • JURISCRED.

Mas fique atento e pague o imposto em dia, pois se você deixar passar o prazo de pagamento, deverá emitir uma segunda via para atualizar o valor, que terá multas e juros por atraso.

Como consultar o IPTU 2022 Teresina?

Realizar a consulta ao IPTU é muito simples, basta acessar o site da Prefeitura de Teresina. Se você ainda está com alguma dúvida sobre como proceder, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Desbloqueie o bloqueador de pop-ups do seu navegador;
  2. Clique aqui para acessar o site da Prefeitura de Teresina;
  3. Vá até o menu “Serviços”, na parte superior esquerda da página,
  4. Selecione “Emitir Guia IPTU/TCRD”;
  5. Escolha o tipo de cadastro (imóvel ou empresa/autônomo);
  6. Digite a inscrição municipal;
  7. A inscrição cartográfica;
  8. Clique em “Pesquisar” ou aperte “F9” em seu teclado.

Após realizar este passo a passo, você terá acesso ao valor do imposto e situação do seu imóvel. Se houver parcelas em atraso, também será possível visualizá-las e emitir segunda via para efetuar o pagamento.

Segunda via IPTU 2022 Teresina

Para emitir a segunda do IPTU basta seguir todas as instruções dadas no tópico “Como consultar o IPTU 2022 Teresina?”. Todo o procedimento é muito simples: você verá as parcelas que estão atrasadas e só vai precisar clicar no botão para emitir segunda via.

Depois disso, é só fazer o pagamento do boleto com o valor atualizado em bancos ou casas lotéricas conveniadas à prefeitura. Para facilitar ainda mais o processo, também é possível realizar o pagamento via internet banking.

Qual é o valor do IPTU 2022 Teresina?

Bom, esta pergunta não tem uma resposta exata, pois o valor do IPTU pode variar de acordo com o imóvel, área construída e localização. O cálculo da prefeitura é feito com base no valor venal do imóvel sobre a alíquota do município.

Publicidade

Publicidade

Para estimular o pagamento em dia dos contribuintes que moram na capital do Piauí, o executivo municipal oferece descontos ao quitar o imposto em cota única ou até determinado prazo. Em 2021, os cidadãos que pagaram até dia 16 de abril ganharam 7% de abatimento no valor total do imposto.

Agora que você já sabe mais sobre o IPTU 2022 em Teresina, basta se organizar para quitá-lo em dia de forma parcelada ou até mesmo ganhar desconto ao pagá-lo à vista.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário