
O fim do ano se aproxima e com ele vem uma série de contas que precisam ser pagas. No caso de quem é condutor de veículo, tem que fazer caber no orçamento o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Afinal, trata-se de uma taxa obrigatória, conforme prevê a Constituição Federal.
Assim como no restante do país, o IPVA AM 2022 deve ser quitado dentro do prazo estipulado pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado. O cidadão que circular com o documento em atraso e for flagrado pelas operações de trânsito estará sujeito a levar pontos na carteira, seguido de multa e até mesmo apreensão veicular.

Valor do IPVA 2022 no Amazonas
O valor que o Detran AM cobra pelo IPVA não é uma taxa fixa. Na verdade, pode mudar a cada temporada de recolhimento do tributo, caso sejam feitas mudanças nas alíquotas dos veículos.
Apesar do órgão ainda não ter divulgado a porcentagem exata para 2022, é possível realizar o cálculo a partir dos dados da tabela mais recente. Veja:
- 3% para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1.000 cilindradas
- 2% para veículos de carga, de transporte coletivo, biciclos, triciclos e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves, com capacidade até 1.000 cilindradas.
Como consultar?
Para ter acesso à cobrança do IPVA referente ao seu veículo, e outros possíveis débitos pendentes, basta visitar o site da Secretaria de Fazenda (Sefaz), informar o número do Renavam e, por fim, clicar no link de consulta que será exibido na mesma página.
Como fazer o pagamento?
Com a guia de pagamento em mãos, o proprietário do veículo poderá estar efetuando o pagamento do IPVA AM 2022 em qualquer agência bancária credenciada ao Detran. Atualmente, as opções são Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. Vale lembrar que as casas lotéricas também estão aptas a realizarem a operação.
Calendário do IPVA AM 2022
Todos os anos o Detran, junto à Sefaz, têm a responsabilidade de publicar o calendário com os prazos de pagamento do IPVA. É preciso dizer que as datas oficiais para 2022 ainda não estão confirmadas. No entanto, caso você queira programar as despesas para não passar aperto, pode se basear no último calendário, pois dificilmente são feitas grandes mudanças de um ano para o outro.
Além disso, saiba que este calendário utiliza como referência o último dígito das placas dos veículos, como você pode observar a seguir:
- Final 1: dia 06 de janeiro
- Final 2: dia 13 de janeiro
- Final 3: dia 24 de fevereiro
- Final 4: dia 23 de março
- Final 5: dia 20 de abril
- Final 6: dia 11 de maio
- Final 7: dia 15 de junho
- Final 8: dia 13 de julho
- Final 9: dia 17 de agosto
- Final 0: dia 14 de setembro
As respectivas datas dizem respeito ao pagamento do IPVA na cota única, com desconto de 10% sobre o valor total. Aqueles que desejarem fazer o parcelamento vão poder dividir em até três vezes, porém, sem direito ao desconto.
Fontes: IPVA 2022, G1 e Detran AM.
Assuntos que podem te interessar:
- Carteira Digital de Trânsito permitirá fazer transferências de veículos e multas pelo app
- Preço da gasolina pode chegar a R$8 o litro?