IPVA 2022 ES: Calendário completo de pagamento. Veja os descontos

IPVA 2022 ES tem duas opções de pagamento: à vista ou parcelado. Veja como elas funcionam.
IPVA 2022 ES tem duas opções de pagamento: à vista ou parcelado. Veja como elas funcionam. (Imagem: Romero Mendonça / Secom ES)

Por conta do aumento do IPVA 2022 ES de, em média, 22,67%, os prazos de pagamento do imposto foram marcados apenas para os meses de março e abril, com o objetivo de permitir que os contribuintes consigam se planejar financeiramente para essa despesa. 

O Governo do Espírito Santo também divulgou o calendário de pagamentos no final de 2021, para que a população tomasse conhecimento sobre as datas e tivesse tempo para se preparar. 

Publicidade

Publicidade

Neste ano, as opções de pagamento são à vista, com 15% de desconto, ou através de parcelamento, que varia de duas a quatro vezes dependendo do tipo do veículo. As alíquotas foram mantidas:

  • 1% sobre motos, ônibus e caminhões; 
  • 2% sobre os carros de passeio e utilitários.

Em 2021, foi registrada a valorização dos veículos em todo o Brasil. Essa valorização acarreta no aumento da base de cálculo do imposto, que segue o valor venal dos automóveis. Para abrandar o aumento da base de cálculo, decidimos aumentar o desconto para quem optar pelo pagamento em cota única”, afirma o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

Calendário IPVA 2022 ES

IPVA 2022 ES tem duas opções de pagamento: à vista ou parcelado. Veja como elas funcionam.
IPVA 2022 ES tem duas opções de pagamento: à vista ou parcelado. Veja como elas funcionam. (Imagem: Romero Mendonça / Secom ES)

Os primeiros vencimentos do IPVA 2022 ES foram agendados para o mês de março, para veículos pesados, como caminhões, ônibus e micro-ônibus, e para abril no caso de veículos leves (automóveis, motocicletas, utilitários, ciclomotores e motor-casa). 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ressalta que, neste ano, não será permitido o pagamento do imposto no segundo semestre sem a adição de multas e juros. Essa flexibilização foi permitida em 2021, apenas por conta da pandemia de covid-19. 

Publicidade

Publicidade

Veja o calendário completo:

 

Confira as datas para o pagamento do IPVA 2022 ES.
Confira as datas para o pagamento do IPVA 2022 ES. (Imagem: Sefaz ES/ Divulgação)

Como e onde pagar o IPVA ES

Os boletos do IPVA 2022 ES estão disponíveis nos sites da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). O contribuinte não precisa fazer a impressão do Documento Único de Arrecadação (DUA) para realizar o pagamento do imposto. 

Basta que ele faça a leitura do código de barras ou digite o número do código de barras pelo internet banking, aplicativo do banco ou em algum caixa automático de qualquer instituição financeira. 

Ainda sim, clientes do Baneste, banco conveniado ao Governo do Espírito Santo, podem fazer o pagamento do imposto e de multas de trânsito diretamente pelo app da instituição, sem a necessidade de conferir o DUA anteriormente. 

Fique atento: as guias de pagamento do IPVA não são mais enviadas por correspondência para a população. Confie apenas nos sites oficiais do governo. 

Publicidade

Publicidade

Outro ponto de destaque é a isenção do tributo. Antes de emir o boleto, verifique se os casos permitidos de isenção se aplicam:

  • Veículos empregados em serviços agrícolas e de terraplanagem, desde que não circulem em vias públicas; 
  • Ambulâncias;
  • Veículos de transporte de passageiros; 
  • Veículos automotores das entidades ou associações sem fins lucrativos, que prestem serviços de transporte a deficientes; 
  • Ônibus exclusivamente empregados em linhas de transporte urbano ou na execução dos serviços de transporte rodoviário de pessoas;
  • Veículos automotores do sistema regular de transporte de passageiros adaptados com elevadores para embarque e desembarque;
  • Deficientes auditivo, visual, mental ou autistas; 
  • As embaixadas, os consulados e os escritórios ou agências estrangeiras com direito a tratamento diplomático; 
  • Turistas estrangeiros, portadores de “Certificados Internacionais de Circular e Conduzir”, pelo prazo estabelecido; 
  • Empresas públicas, quando subvencionadas pelas pessoas de direito público. 

Vale a pena pagar o IPVA à vista?

A opção de pagar o IPVA 2022 ES à vista é válida dependendo das finanças do contribuinte. Quem escolher fazer o pagamento em cota única, até a data de vencimento, tem direito a 15% de desconto. Já os proprietários de veículos leves vão poder parcelar o imposto em quatro vezes, e os donos de veículos pesados em duas parcelas.

Quem tem o dinheiro reservado para quitar o tributo de uma só vez pode priorizar o pagamento à vista, para não precisar pensar mais nessa pendência durante alguns meses. 

Mas os cidadãos que não conseguiram reservar uma renda especial para o pagamento do IPVA 2022 ES, seja por falta de organização financeira, pelo aumento súbito do valor venal dos veículos ou por despesas não planejadas que surgiram no início do ano, não devem temer o parcelamento. Com a divisão do imposto em algumas parcelas, o valor dele não pesa tanto no orçamento. 

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar