IPVA 2022 vai ficar mais caro em todo o Brasil: saiba quando você vai pagar

O valor do IPVA 2022 pode ficar mais caro para o consumidor e isso está relacionado à paralisação na produção de veículos devido à falta de componentes eletrônicos, causado pela pandemia do covid-19.

Vale destacar que tudo isso está associado a fatores como aumento no custo de matérias-primas, como aço e alumínio, o que provocou uma disparada nos preços de automóveis novos e usados em 2021.

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Pandemia de covid-19 colabora para alta no valor do IPVA. Foto: Foto: FDR
Pandemia de covid-19 colabora para alta no valor do IPVA. Foto: Foto: FDR

IPVA 2022 será mais caro

É importante saber que neste ano ainda existe uma demanda reprimida: a falta de carros zero-quilômetro fez com que muitos consumidores buscassem veículos usados, os de segunda-mão.

No entanto, esta é uma péssima notícia para quem já está se programando para pagar o IPVA 2022, já que o cálculo do imposto é feito sobre o valor médio do veículo, enquanto as alíquotas variam conforme a carroceria e combustível em cada estado.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), afirma que entre fevereiro de 2020, mês anterior ao início da pandemia, e julho de 2021, os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9%.

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Se considerado apenas os exemplares usados, independentemente do ano/ modelo, a alta foi mais expressiva no mesmo período: 24,4%.

Em São Paulo, em especial, a tabela com valores venais para o cálculo do IPVA é fornecida pela Fipe e se baseia nos preços médios de setembro do ano anterior ao exercício. Isso significa que em 2021 foram usados os preços de setembro de 2020.

De igual forma, o calendário e a tabela do IPVA do ano seguinte são tradicionalmente divulgados em dezembro pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo Paulista.

De acordo com o Jornal do Carro do Estadão, os constantes reajustes dos modelos 0-km, que recentemente fizeram o popular Volkswagen Gol chegar a R$ 86 mil em sua versão automática mais completa, inflaram também os preços dos seminovos e usados. Ele está mais caro na Tabela Fipe e isso vai pesar no IPVA 2022 também.

Base de cálculo maior

O tributo é calculado com base nos preços de veículos disponibilizados pelo varejo e medidas pela Tabela Fipe. A alta em números ainda não tem divulgação pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), isso porque os estudos são divulgados apenas em novembro.

As alíquotas são fixas, mas devido ao aumento do valor de mercado, a base de cálculo também subirá.

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Os carros movidos a gasolina ou que são flexíveis, por exemplo, pagam 4% do valor de mercado, em São Paulo.

Já os consumidores compraram carro a álcool, elétrico ou a gás antes de 15 de janeiro de 2021, devem pagar 3%. A partir desta data, a taxa corresponde a 4%.

Saiba que por causa disso, o governo também não consegue prever quanto vai arrecadar com o IPVA no próximo ano.

A Sefaz enviou uma nota oficial para o Jornal do Carro do Estadão, explicando que ainda não tem os valores venais dos veículos que servirão de base de cálculo para o lançamento do IPVA 2022.

A tabela (de valores venais) deverá ser finalizada em novembro e publicada em dezembro de 2021”, disse a nota divulgada. Isso significa que o calendário e as estimativas de arrecadação do imposto estão em elaboração.

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O consultor automotivo Paulo Garbossa avalia que o consumidor vai pagar mais, pois atualmente o carro dele vale mais do que no passado.

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A gente está acostumado com a desvalorização de, ao menos, 15% do valor do carro assim que cruzamos a porta da concessionária. Contudo, recentemente, o patrimônio valorizou”, pontua Garbossa ao Jornal do Carro.

O consultor revelou que o mercado está seguindo a lei da oferta e da procura. Entretanto, ele afirma que ainda é preciso esperar para conferir o tamanho da alta no mercado. “Só uma coisa é certa, não vai baixar! Isso não existe na indústria (automobilística). Pode haver promoções, mas queda de preços, impossível”, sinalizou.

Neste link, você pode conferir os valores, calendários e entender mais sobre o IPVA 2022.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
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