IPVA 2022 Detran MT – Consultar Valor, Calendário de Pagamento, Como Pagar

Motoristas que circulam pelo Mato Grosso podem preparar o bolso para as despesas de fim de ano. Entre as várias contas que aparecem, destaca-se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022, que é de caráter anual e obrigatório. 

Para facilitar, a legislação do estado permite o pagamento do IPVA por diversos meios. O contribuinte pode optar entre pagar à vista ou parcelado em até 6 vezes, a depender da situação do veículo. Normalmente, aqueles que quitam a dívida de uma vez só conseguem obter desconto de 3% ou 5%. 

Publicidade

Publicidade

É importante lembrar que o órgão responsável por definir as normas de cobrança e pagamento do IPVA é a Secretaria de Fazenda (Sefaz), com autoridade inclusive para realizar alterações a cada temporada de arrecadação. 

IPVA 2022 Detran MT - Consultar Valor, Calendário de Pagamento, Como Pagar
O atraso no pagamento leva à multa fracionada dia a dia, que pode acumular em 20% ao todo. | Imagens: Reprodução Google

Valor do IPVA 2022 no Mato Grosso 

Assim como no restante do país, o valor cobrado pelo IPVA no Mato Grosso varia conforme o tipo de veículo que é usado. E é o Departamento de Trânsito (Detran) do estado que estabelece a porcentagem de alíquota para cada caso. 

Daí, essa alíquota é aplicada sobre o valor venal do veículo. Logo abaixo você pode visualizar todas as porcentagens vigentes, para ter noção do quanto irá ter que pagar em 2022: 

Publicidade

Publicidade

  • Caminhão: 5,08% do valor  
  • Ônibus e micro-ônibus: 3,72% do valor; 
  • Motos e similares: 3,17% 
  • Motor-home: 3.59% 
  • Veículos de passeio: 2% 
  • Veículos de cabine dupla, fechada, jipe ou picape: 3,23%  

Saiba como pagar  

Para quitar o IPVA de 2022, o contribuinte deve acessar a página da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e solicitar a emissão do boleto. Lá mesmo serão apresentadas as formas de pagamento disponíveis, basta indicar a que for mais viável.  

Vale lembrar que o boleto poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Unibanco, Primacredi e do Santander. 

Calendário de pagamentos  

A cada ano o Detran MT lança um calendário atualizado para orientar os proprietários de veículos sobre quando pagar o IPVA. Apesar de ainda não ter o documento oficial referente a 2022, é possível saber quando virá a cobrança, baseando-se nos dados mais recentes, que são: 

Final da Placa  Cota única com 5% de desconto  Cota única com 3% de desconto 

Cota única s/ desconto ou parcelado 

1 

10 de janeiro  21 de janeiro  31 de janeiro 
2 e 3  11 de fevereiro  20 de fevereiro 

28 de fevereiro 

Publicidade

Publicidade

4 e 5 

11 de março  20 de março   29 de março 
6 e 7  10 de abril  22 de abril 

30 de abril 

8 e 9 

10 de maio  20 de maio   31 de maio 
0  10 de junho  21 de junho 

28 de junho 

O que acontece se não pagar o IPVA? 

Publicidade

Como foi mencionado, o IPVA é um tributo obrigatório que recaí sobre todo proprietário de veículo terrestre e automotor. Cerca de 50% do valor total arrecadado pelo governo estadual é destinado ao financiamento de despesas da administração pública. A outra parte é injetada no investimento da saúde e educação. 

Publicidade

Por essas e outras razões, o proprietário de veículo que não paga o IPVA fica proibido de obter o licenciamento anual. Consequentemente, ele não poderá circular pelas vias públicas. Além disso, a lei compreende que se trata de uma dívida ativa com o estado, podendo resultar em processo judicial de cobrança.  

Fontes: Portal do Trânsito, IPVA 2022 e Governo do Mato Grosso.

Assuntos que pode te interessar: 

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário