IPVA 2022 Detran PE – Consultar Valor, Calendário de Pagamento, Como Pagar

Os brasileiros devem arcar com uma série de tributos no início de cada ano. Um dos mais conhecidos é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O IPVA é cobrado em todo o país, inclusive aos proprietários de veículos registrados no estado de Pernambuco.

Publicidade

Publicidade

Vale lembrar que o imposto é cobrado tanto aos donos de motos quanto de carros, caminhões, entre outros modelos.

Veículos de PE

Os proprietários de automóveis registrados no estado de Pernambuco costumam ser taxados com um desconto de até 12% para pagamentos à vista de acordo com o modelo de veículo.

Com isso, para arcar com os custos do IPVA 2022 Detran PE é preciso se planejar e aproveitar o benefício concedido pelo estado.

Publicidade

Publicidade

Donos de veículos registrados em PE devem se planejar para pagar o IPVA 2022

Além de economizar com o pagamento em sua totalidade, o contribuinte fica livre de quaisquer preocupações com atrasos nos pagamentos de contas parceladas e possíveis multas e juros.

Tributo importante

É importante mencionar que o valor arrecadado com a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é repassado ao governo de Pernambuco a fim de promover melhorias nas estradas e vias públicas, como instalação de sinalização e reformas de segurança.

Como o tributo é considerado estadual é possível presumir como será realizada a cobrança do IPVA para o próximo ano.

Cobrança

De acordo com o governador do Estado, a previsão é de que a cobrança do IPVA seja realizada com cerca de 3% do valor venal de cada veículo.

O valor venal é representado pelo preço de compra e venda do veículo e é determinado por instituições competentes, podendo sofrer reajustes a cada ano.

Também é importante mencionar que os automóveis fabricados até o ano 2000 ou que possuem mais de 15 anos de uso não são obrigados a pagar o IPVA.

Consulta de IPVA

Publicidade

Publicidade

De modo que os proprietários de veículos possam ter certeza do valor que deverão pagar em relação ao IPVA previsto para o próximo ano, é possível realizar uma consulta por meio de sites oficiais de entidades responsáveis pela cobrança. Veja!

  • Acesse o site do Detran de Pernambuco;
  • Preencher com as informações solicitadas, como RENAVAM e placa do veículo;
  • Realize a consulta.

A partir desses dados é possível saber o valor que deverá ser pago para o IPVA 2022 e uma série de informações sobre o veículo, como contas e processos burocráticos pendentes e como regularizar possíveis situações.

Calendário IPVA

Para ajudar os contribuintes a se programarem para realizar o pagamento do IPVA 2022, o governo de Pernambuco estipulou algumas datas de acordo com o número final da placa de cada veículo.

Sendo assim, a previsão é de que para o próximo ano os proprietários de veículos com a placa final 1 e 2, tenham que realizar o pagamento até o dia 9 de fevereiro. 

Publicidade

Já para os veículos com placa de final 3 e 4 deverão realizar o pagamento até o dia 14 de fevereiro.

Publicidade

Os carros com final 5 e 6 podem ter que pagar o IPVA até o dia 17 de fevereiro, enquanto aqueles com final 7 e 8 terão até o dia 21 de fevereiro. 

Por fim, para os veículos com final 9 e 0 deverão quitar o IPVA até o dia 24 de fevereiro.

Vale reforçar que essas datas ainda não foram oficialmente confirmadas pelo governo de Pernambuco e, por isso, é fundamental se atentar aos canais oficiais do estado.

Atendimento

Publicidade

Publicidade

Os contribuintes que deverão efetuar o pagamento do X no próximo ano e possuem dúvidas sobre a realização do procedimento podem contatar o Departamento de Trânsito do estado para solucionar as questões.

Nesse caso, basta contatar o telefone: +55 (81) 3453-1514  das 07h30 às 17h30 ou das 08h às 13:00h. Outra opção é encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected]

Quem preferir pode se dirigir ao endereço do Detran que está localizado na Estrada do Barbalho, 889 – Iputinga – Recife/PE com CEP: 50.690-900 – CNPJ: 09.753.781/0001-60.

O portal oficial do Detran também disponibiliza uma sessão com uma série de informações que podem ser relevantes para os motoristas e proprietários de veículos.

Fonte: IPVA 2022 PE.

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário