IPVA 2022: Vantagens e desvantagens das formas de pagamento do imposto

Felipe Matozo

15/12/2021

Para grande parte dos brasileiros, já está chegando a hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. Mas como há diferentes formas de pagamento do IPVA, qual será que vale mais a pena?

Normalmente, os estados oferecem descontos para pagar o imposto à vista. Mas apesar de a tendência de que IPVA fique mais caro em 2022, esse desconto pode não ser algo vantajoso. Afinal, vale lembrar que cada estado tem regras e valores diferentes para o imposto.

A seguir, vamos considerar algumas avaliações de especialistas para saber os pontos positivos e negativos das diferentes formas de pagamento do IPVA para tentar te ajudar a escolher a melhor opção.

formas de pagamento do ipva

Confira as vantagens de desvantagens das diferentes formas de pagamento do IPVA. Foto: Arquivo Detran

Pagamento do IPVA 2022 à vista

Vantagens

Para o professor de Economia Durval Meirelles, para quem tem uma boa quantia de dinheiro guardado, o pagamento à vista sempre vale a pena, independentemente do valor do desconto. Isso porque com expectativas de altas entre 20% e 30% para o IPVA, qualquer redução ajuda.

Além disso, o pagamento à vista também se mostra vantajoso principalmente em estados que oferecem bons percentuais de desconto.

No Piauí, por exemplo, a redução no valor IPVA 2022 pode chegar a 15%, o que em muitos casos representa descontos de três dígitos. Nesse caso, pode valer a pena fazer um esforço para juntar o dinheiro necessário e aproveitar.

Desvantagens

Enquanto isso, o economista Eduardo Amendola Camara faz parte do grupo de especialistas que consideram que descontos muito baixos não valem a pena.

Para ele, em estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, por exemplo, onde os descontos são de apenas 3%, a pessoa tem que ter dinheiro aplicado de sobra para que a oferta seja vantajosa. Do contrário, pode ser arriscado abrir mão de uma boa reserva financeira logo no começo do ano por uma redução mínima.

Pagamento do IPVA 2022 parcelado

Vantagens

Segundo Camara, parcelar o IPVA é a melhor opção quando a situação financeira do contribuinte está apertada.

Nesse caso, mesmo que o desconto seja bom, começar um ano que deve ser imprevisível na economia pagando em uma só vez uma conta alta que pode ser parcelada é uma alternativa arriscada. Ou seja, o parcelamento é mais seguro.

Desvantagens

Por outro lado, caso o contribuinte tenha uma boa reserva financeira e more em um estado onde só é possível parcelar em o IPVA em três vezes, pode ser que as próprias parcelas fiquem altas e não faça sentido perder o desconto.

Pagamento do IPVA com cartão de crédito

Outra opção que está disponível em alguns estados é a de pagar o IPVA com o cartão de crédito. Nesse caso, é possível parcelar o imposto em mais vezes, o que alivia o valor as parcelas.

Entretanto, é preciso checar se essa forma de pagamento está disponível no seu estado e quais as empresas oferecem este serviço. Além disso, é fundamental ter atenção às regras e juros para saber se vale a pena aproveitar.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.