IPVA RS 2021: Desconto máximo no imposto vai até 26/2! Confira como pagar!

Segue até esta sexta-feira (26) o prazo para pagamento com descontos de até 21,6% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para proprietários de veículos registrados no Rio Grande do Sul.

É importante lembrar que a quitação antecipada do IPVA pode gerar uma economia para os proprietários dos veículos, já que é oferecida uma redução de 2% nos pagamentos efetuados neste mês de fevereiro.

Além disso, os proprietários dos veículos poderão contar com até 15% de descontos, através do programa Bom Motorista, para quem tem mais de três anos sem receber infrações de trânsito, e até 5% de descontos através do Bom Cidadão, para quem tiver 150 ou mais notas fiscais com CPF.

Para entender melhor como este benefício poderá ser usado, continue lendo a matéria! Fique por dentro e não deixe de sempre estar informado sobre como esse assunto funciona e não corra o risco de atrasar o respectivo pagamento.

IPVA parcelado

Quem optou em pagar a segunda via boleto IPVA em três vezes e realizou o pagamento da primeira parcela em janeiro, também deve efetuar o segundo pagamento até o dia 26.

Esta forma de pagamento vai garantir para os motoristas 2% de descontos na parcela pela antecipação do pagamento.

Já a terceira parcela, que deverá ser quitada até o dia 31 de março, garantirá 1% de desconto no valor.

Onde fazer o pagamento do IPVA?

O IPVA pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou através do internet banking dos bancos Barisul, Bradesco, Sicredi e Santander. São várias as possibilidades de pagamento que podem mudar de acordo de cada pessoa para cada pessoa.

O pagamento também pode ser feito nas agências lotéricas da Caixa e no Banco do Brasil, mas esta última opção é somente para correntistas.

Quem optou pelo parcelamento, o pagamento da segunda parcela só poderá ser realizado nos sistemas dos bancos credenciados, já que a opção de pagamento não está disponível para as agências lotéricas.

Taxas e multas

As taxas de licenciamento e multas, caso o veículo tenha, devem ser pagas de forma separada do IPVA. Por isso, o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma.

Para que o IPVA seja pago, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

Para saber dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências, o interessado pode acessar ao site www.ipva.rs.gov.br ou baixar o aplicativo IPVA RS, disponibilizado gratuitamente para os dispositivos móveis nas lojas da APP Store e Google Play.

Bom Motorista

Os descontos para bons motoristas variam de acordo com o período das infrações cometidas no trânsito:

  • Condutores que não tiveram registro de infrações entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020 (três anos), a redução é de 15%;
  • Quem não teve multa a partir de 1º de novembro de 2018 (dois anos), recebe desconto de 10%.
  • Quem não teve multa após 1º de novembro de 2019 (um ano), recebe 1% de desconto.

Ou seja, vale a pena dirigir com calma, visto que há uma série de vantagens exclusivas, portanto, foque na sua boa direção.

Bom Cidadão

Também existem três faixas para a redução do valor do IPVA para motoristas através do Bom Cidadão.

A participação neste programa resulta no proprietário ser contribuinte da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e solicitar o CPF nas notas fiscais.

É importante saber que:

  • O desconto máximo de 5% beneficia quem tiver 150 ou mais notas fiscais;
  • O desconto de 3% será para participantes que tiverem entre 100 e 149 notas;
  • O desconto de 1% será para contribuintes que tiverem entre 51 e 99 notas fiscais.

O IPVA do meu veículo está atrasado. Posso dirigir mesmo assim?

Pode, mas somente até a data em que o licenciamento vence. Esse pagamento deve acontecer de acordo com a placa do veículo.

O tributo precisa ser quitado, já que o veículo corre risco de ficar retido.

Perdi as datas de pagamento do IPVA. Ainda posso pagar parcelado?

Não! O benefício do parcelamento é oferecido apenas para as pessoas que quitarem o IPVA até a data limite. Portanto, fique sempre atento para que isso não seja um problema no futuro.

Se o IPVA do seu veículo estiver em atraso, é recomendado que você procure o Detran para regularizar a dívida. Assim, fica muito mais fácil saber sempre sobre todo o processo envolvido em seu IPVA.

Vale saber que o pagamento será feito de uma só vez, com acréscimo de multa e juros pelo atraso.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário