IPVA SP atrasado: Sefaz está notificando proprietários! Veja o que fazer para resolver!

O IPVA é conhecido por ser um dos impostos do qual precisa ter seu pagamento dentro do tempo estabelecido pelo mesmo, visto que do contrário, a pessoa terá que lidar com vários problemas e demais dificuldades para conseguir resolver esse atraso.

Veja abaixo o que fazer caso o seu IPVA dentro do estado de São Paulo esteja atrasado, como está sendo feita essa legalização pelo Detran correspondente e muito mais.





Continue lendo e fique por dentro sobre como funciona e quais são as maneiras de acesso. Não deixe de realizar esse pagamento, visto que os problemas são bem piores.

IPVA SP atrasado: procedimentos

ipva

A SEFAZ – Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento -, está fazendo a notificação dos proprietários de cerca de 404 mil automóveis dos quais possuem pendências sobre o IPVA – Imposto Predial de Veículos Automotores.

Os débitos são referentes ao ano passado dos veículos dos quais possuem final de placa 9 e 0, além daqueles que possuem débitos remanescentes entre os exercícios de 2016 até 2020 entre todas as placas existentes.





A SEFAZ está fazendo o envio para a casa tributária entre cada proprietário por entre um comunicado de lançamentos de débitos do IPVA, esse aviso terá a identificação do veículo, os valores de cada imposto, da multa incidente – sendo 20% do valor devido -, além dos juros por mora, dessa forma, é possível obter as orientações para pagamento ou, fazer a apresentação da defesa.

O lote contendo essa quantidade de notificações é de 405 mil débitos aproximadamente, sendo que cada veículo pode ter em débito mais de um, onde totalizam R$397.215.435,99, esse valor foi publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (24).

O contribuinte do qual receber esse comunicado de lançamento do débito, possui 30 dias para realizar o pagamento dessa dívida ou entrar com o processo de defesa. O aviso em si trará todas as orientações necessárias para fazer a regularização do procedimento, com a localidade do Posto Fiscal mais próximo do endereço registrado no veículo.

Esse pagamento pode ser feito rapidamente pela internet ou direto nas agências da rede bancária que está credenciada, basta usar o serviço de autoatendimento ou direto nos caixas, basta ter o número do Renavam do veículo e também o débito do IPVA que deve ser quitado.

O dono do carro que não fizer o pagamento desse débito ou que não apresentar a defesa dentro do prazo, tem seu nome inscrito direto na dívida ativa do Estado de São Paulo – transferindo sua administração de débito direto para a Procuradoria Geral dentro do estado, do qual pode fazer o processo de execução judicial, onde há o aumento de 20% da multa para 40%, sem falar na incidência de vários honorários advocatícios.

O contribuinte precisa fazer a regularização dessa pendência com o Fisco, evitando assim a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos Entidades Estaduais – conhecido como Cadin estadual -, que acontece depois de 90 dias da data de emissão do comunicado de lançamento dos débitos do IPVA.

IPVA: saiba mais sobre o imposto





Lembrado por ser necessário fazer o pagamento do mesmo logo no início de todo o ano, o IPVA pode ser pago de forma em cota única, onde geralmente há a inclusão de certo desconto, do qual muda de estado para estado.

Ou, seu pagamento pode ser dividido entre algumas parcelas, onde facilitam a vida de muitos indivíduos, principalmente pelo seu valor alto, do qual geralmente é de 5% em cima do valor da FIPE do veículo, também com sua alíquota diferenciada em relação ao estado em que o veículo está registrado.

Dessa maneira, é necessário que o dono do veículo em questão fique de olho para fazer o pagamento do mesmo, visto que conforme explicado acima, são vários os benefícios negativos e todos os eventuais problemas que podem interferir no processo.

Por isso, tente se programar para realizar o pagamento dentro do esperado, além disso, somente assim é possível ter acesso aos demais documentos posteriores e impostos, como é o caso do licenciamento.



Caso queira tirar a segunda via do seu IPVA, basta ir até o site do Detran do seu estado e assim, emitir a segunda via rapidamente, lá, ao banco afiliado, você poderá fazer o pagamento dentro do prazo ou com uma data nova, com a inclusão de demais taxas e juros.



Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário