Jovem Aprendiz em Goiás tem 5 mil vagas de emprego abertas: confira como se candidatar

O Governo do estado de Goiás abriu nesse último domingo – dia primeiro -, cerca de 5 mil vagas para o programa Aprendiz do Futuro, do qual possui a intenção de gerar uma experiência de trabalho para aqueles adolescentes que tem entre 14 até 15 anos em órgãos estaduais.

Os benefícios dos quais estão atrelados a vaga incluem o pagamento no valor de R$516, vale alimentação de R$150, curso de qualificação e por fim, um tablet destinado para estudos.

Publicidade

Publicidade

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto, sendo que o resultado dessa seleção acontecerá no dia 30 desse mês. Existem vagas destinadas para todos os municípios goianos.

Jovem Aprendiz em Goiás tem 5 mil vagas de emprego abertas: confira como se candidatar
Jovem Aprendiz em Goiás tem 5 mil vagas de emprego abertas: confira como se candidatar. Foto: Reprodução/Globo.

Para aqueles que desejam se inscrever, é preciso estar cursando o ensino fundamental ou médio dentro da rede pública, ou, ter uma bolsa integral em colégio particular, dentro da condição de situação de vulnerabilidade econômica social.

Aqueles que forem selecionados vão passar por um curso de qualificação, tendo assim seu desempenho escolar inteiramente acompanhado. A vaga também acompanha:

Publicidade

Publicidade

  • Vale transporte,
  • Férias,
  • 13º salário,
  • Seguro de vida.

Esse programa foi criado com o principal objetivo de aumentar a inclusão social, melhorando a renda familiar e continuidade dos adolescentes dentro da escola.

Cronograma do Aprendiz do Futuro

As datas estabelecidas pelo programa, são:

  • Primeira etapa: as inscrições tem data de abertura para serem realizadas no período de 01/08 até 15/08/2021;
  • Segunda etapa: o processo de classificação interno vai acontecer no período de 16/08 até 25/08/2021;
  • Terceira etapa: a divulgação dos resultado sai no dia 30/08;
  • Quarta Etapa: prazo para que o candidato recorra no período de 31/08 a 01/09/2021;
  • Quinta etapa: divulgação dos recursos e resultado final no dia 03/09/2021;
  • Sexta etapa: por fim, a convocação dos selecionados no período de 06 até 10/09/2021.

É interessante que caso você possua interessante, fique sempre de olho nas datas que foram estabelecidas, visto que assim, as chances são menores de perder demais trâmites e burocracias.

Quem possui prioridade nas vagas?

Além dos pré-requisitos citados acima, existem algumas pessoas que possuem prioridades nas vagas, principalmente no caso de empate:

  • Membro de etnia tradicional seja indígena, quilombola, cigano ou afrodescendente;
  • Que seja pertencente a família que tenha em sua composição mulher vítima de violência doméstica;
  • E por fim, quem está sujeito a medidas socioeducativos ou de proteção.

As cotas existentes são de 5 a 10% para pessoas com deficiência – PCD (sem limite de idade).

Se o interessado ainda tem dúvidas sobre o processo de inscrição ou demais especificidades, é indicado que faça a leitura do edital, clicando aqui. Lá você pode ter acesso a essa e demais informações de forma oficial pelo programa.

Entenda mais sobre o programa Jovem Aprendiz

Publicidade

Publicidade

Um dos principais problemas para o jovem brasileiro é adentrar no mercado de trabalho, principalmente para conseguir a primeira oportunidade de emprego, visto que na maioria das vezes é necessário experiência prévia, algo não tão simples de se obter quando ainda se está no colégio ou saindo dele.

Dessa forma, o Programa de Aprendizagem Jovem Aprendiz, foi desenvolvido e concretizado por lei, visto que esse vai além do complemento de cotas obrigatórias, mas também, ajudando ao país a ingressar novos trabalhadores no mercado de trabalho, com mais preparo e capacidade de plano de carreira.

Assim, os jovens tem a possibilidade de ter maior inclusão social com seu primeiro emprego, além da chance de criar novas habilidades dentro do universo corporativo.

Indo para mais, os empresários também fazem uma contribuição com o progresso de futuros profissionais, melhorando a colocação do indivíduo na sua carreira profissional.

Tempo de trabalho do Jovem Aprendiz

Publicidade

O tempo que o estudante/trabalhador pode trabalhar não deve ultrapassar o período de seis horas diárias.

Publicidade

Mas, aqueles aprendizes que já finalizaram o ensino médio, é permitido que a jornada diária seja de até oito horas diárias, desde que dentro desse período, se tenham atividades teóricas, que estão previstas no contrato de trabalho.

Além disso, deve ser feita a computação do tempo de deslocamento entre o local do estudo prático e teórico.

É importante destacar que são proibidas, em qualquer situação, a prorrogação e compensação dessa jornada de trabalho do Jovem Aprendiz.

Publicidade

Publicidade

Continue acompanhando nosso site para receber essa e demais notícias sobre vagas de ensino dentro do país, quais são as especificidades de cada uma delas e mais. Fique ligado!

Marcela MazettoJornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.
Veja mais ›
Fechar