Jovem Aprendiz MG: Cemig tem inscrições abertas para mais de 100 vagas – Confira

Jovens com idade entre 18 e 24 anos podem se inscrever no programa Jovem Aprendiz da Cemig e participar de cursos voltados para o segmento de energia. As inscrições devem ser realizadas pela internet e as aulas estão previstas para o próximo semestre.

Jovem Aprendiz

A Companhia Energética de Minas Gerais anunciou a abertura do processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz.

Publicidade

Publicidade

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia X por meio do formulário. Para ter acesso basta clicar aqui e preencher as informações solicitadas.

Aproximadamente 100 vagas são oferecidas para jovens com idades entre 18 e 24 anos nos cursos de Aprendizagem Industrial de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica.

A realização do programa Jovem Aprendiz é fruto de parceria entre a Cemig, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias no Estado de Minas Gerais.

Publicidade

Publicidade

Aulas

O programa tem como objetivo oferecer formação aos jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, bem como garantir mão de obra especializada para o segmento de energia de Minas Gerais.

jovem negro em empresa
Cemig tem vagas para Jovem Aprendiz MG

O início das aulas está previsto para o segundo semestre de 2021 com duração de 12 meses. Os cursos serão ministrados para duas turmas em períodos diferentes. Vale lembrar que as oportunidades são destinadas aos municípios de Belo Horizonte, Uberlândia, Pará de Minas e Montes Claros. 

O Senai será responsável por promover os conhecimentos didáticos e a Cemig deverá oferecer os equipamentos necessários para a formação dos jovens. Para isso, disponibilizará uniformes, EPI’s, EPC’s, cabos, peças, entre outros materiais.

Requisitos

Os jovens interessados em participar do programa Jovem Aprendiz MG da Cemig devem atender aos requisitos de idade e de escolaridade como:

  • Ter a idade mínima de 18 anos até a data de início do curso;
  • Ter idade máxima de 24 até o início do curso;
  • Ter concluído o Ensino Fundamental II e estar matriculado no Ensino Médio;
  • Ter concluído o Ensino Médio.

É importante mencionar que os jovens podem ser impedidos de participar do programa se tiverem Índice de Massa Corporal inadequado para a função a ser exercida, peso corporal maior que 110 kg e portador de diabetes insulinodependente, epilepsia, doenças cardiovasculares associadas a mal súbito ou condições clínicas capazes de causar mal súbito.

Processo seletivo

O processo seletivo dos candidatos será realizado em duas fases. A primeira consiste na avaliação do cumprimento de requisitos e a segunda será realizada por meio de avaliação de saúde. Ambos os processos são de caráter eliminatória.

Inscrição

Publicidade

Publicidade

A inscrição dos candidatos pode ser feita por este link onde é necessário preencher um formulário e anexar o comprovante de escolaridade.

É importante ressaltar que o processo de matrícula dos candidatos só será permitido se houver aprovação em ambas as fases do processo seletivo e até atingir o limite de vagas existentes para a cidade e no turno escolhido.

Os candidatos aprovados no programa Jovem Aprendiz MG devem se apresentar entre os dias 2 e 6 de agosto na Secretaria Escolar da escola para a qual foi realizada mediante agendamento.

No ato da matrícula será necessário apresentar alguns documentos como:

  • Original e cópia do documento oficial de identificação com foto;
  • Certificado de Reservista;
  • Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • Inscrição no PIS;
  • Original e cópia do CPF;
  • Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Original e cópia do comprovante de endereço;
  • Declaração original de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental ou cópia do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou cópia da matrícula;
  • Foto 3×4 recente.
Publicidade

Caso o candidato aprovado não compareça no prazo indicado ou não apresente os documentos exigidos para a matrícula, a oportunidade será destinada a outro candidato.

Publicidade

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário