Como fazer inscrição no Jovem Candango e conseguir primeiro emprego no DF

Programa Jovem Candango é iniciado no Distrito Federal. Foto: Rafaela Martins/CB/DA Press
Programa Jovem Candango é iniciado no Distrito Federal. Foto: Rafaela Martins/CB/DA Press

A abertura do programa Jovem Candango foi realizada em uma cerimônia na última terça-feira (14), no centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Distrito Federal. Cerca de 1.800 estudantes participaram.

O programa é dirigido pela Secretaria de Esporte e Lazer e oferece formação técnico-profissional do aprendiz por meio de atividades práticas e teóricas.

Publicidade

Publicidade

Programa Jovem Candango é iniciado no Distrito Federal. Foto: Rafaela Martins/CB/DA Press
Programa Jovem Candango é iniciado no Distrito Federal. Foto: Rafaela Martins/CB/DA Press

Entre os pilares do programa está a renda formal com carteira assinada e inserção em diferentes áreas do mercado de trabalho.

Quem conhece alguém que deixou de estudar para poder trabalhar? A nossa missão é fazer com que os jovens trabalhem, tenham uma renda e não parem de estudar. Até outubro, a secretaria estima que 1.800 jovens estejam atuando no mercado de trabalho. O poder de nada serve se não for para servir”, declarou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, em entrevista ao Correio Braziliense.

A estudante e moradora de Samambaia, Ana Luiza Silva, de 16 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto.

Ela, que está no segundo ano do ensino médio conta que o objetivo é conseguir um emprego: “Minha expectativa é boa para começar o projeto. Quero entrar logo no mercado de trabalho e é uma oportunidade de crescer”.

Publicidade

Publicidade

Durante a cerimônia, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) ressaltou que o jovem precisa da primeira oportunidade de trabalho.

Oferecer o primeiro emprego para a pessoa é você dar uma luz. É você dar luz para uma família que vê o filho buscando estudos, buscando se qualificar, mas sem oportunidade no mercado. Certamente esse programa vai fazer os jovens crescerem”, declarou o chefe do executivo local.

Entenda sobre o programa Jovem Candango

O Jovem Candango é um programa do governo do Distrito Federal que visa promover a formação técnico-profissional metódica, através de atividades práticas e teóricas que sejam compatíveis com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz, incorporando a aprendizagem à Administração Pública.

A ideia é promover a convivência e fortalecimento de vínculos e garantindo a promoção da integração dos jovens ao mercado do trabalho.

Vale saber que as 1.800 vagas para todo o Distrito Federal são distribuídas desta forma:

  •  20% das vagas destinadas a jovens egressos ou em cumprimento de medida socioeducativa;
  • 10% das vagas destinadas a jovens em situação de acolhimento institucional;
  •  5% das vagas destinadas a jovens PCD;
  • 5% das vagas destinadas a jovens atendidos pelo Programa Bombeiro Mirim do DF;
  • 5% das vagas destinadas a jovens residentes em área rural do DF, no mínimo, há 5 (cinco) anos.
  • 55% ou mais das vagas remanescentes serão destinadas a jovens que atendam aos critérios de seleção exigidos pelos parâmetros estabelecidos.

Inscrição

Para se inscrever, o interessado precisa:

  • Ter idade entre 14 e 17 anos, 11 meses e 29 dias, exceto para Pessoa com Deficiência, que precisa ter 14 anos ou mais sem idade limite;
  • Estar cursando regularmente o ensino fundamental ou médio em escola da rede pública de ensino do DF, ou instituição da rede privada de ensino na condição de bolsista, durante todo o tempo de vigência do contrato, salvo em caso de conclusão do Ensino Médio;
  • Pertencer à família com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais – CADúnico, salvo em caso do não preenchimento das vagas estabelecidas por Lei;
  • Residir no Distrito Federal durante todo o prazo de contrato, não sendo pago VT intermunicipal.

Etapas

Elas são divididas em 3 fases:

  1. CLASSIFICATÓRIA: Seleção de inscrições feitas exclusivamente no site www.jovemcandango.org.br, de acordo com pontuação divulgada no Edital.
  2. ELIMINATÓRIA: Recebimento de Documentos para Comprovação dos dados informados no momento da inscrição.
  3. CONTRATAÇÃO: Pertencer à família com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos.
Publicidade

Publicidade

Para saber mais sobre o projeto Jovem Candango e ficar informado sobre as novas datas de inscrição, acesse o site oficial.

Fonte: Correio Brasilienze

 

Bruna SantosJornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
Veja mais ›
Fechar