Juros do cartão de crédito – Tudo o que você precisa saber AQUI!

O cartão de crédito pode ser aliado ou inimigo da sua vida financeira, dependendo de como você o utiliza. Mas quando você não paga toda a fatura ou paga só uma parte do boleto, entram em cena os juros do cartão de crédito.

O juro considerado pelo Banco Central para cartões de crédito é o rotativo, cobrado quando a fatura é parcelada ou não é totalmente paga. Ao parcelar a fatura ou pagar o mínimo do valor em aberto, você evita a inadimplência, mas o restante do valor entrará no rotativo.





Além disso, o montante se somará ao valor do próximo mês e deixará a fatura mais alta. Por isso, tome cuidado, pois se você repetir esta atitude, os juros do cartão de crédito aumentarão cada vez mais, e com eles a sua fatura. As taxas giram em torno de 15% a 20%, podendo chegar a mais de 300% ao ano.

mão estendendo cartão de crédito

Cobrança de juros do cartão de crédito

Você pode pagar a fatura de forma parcial, quitando 15% do valor total em aberto. Porém, os 85% restantes que não foram pagos serão acrescidos de juros, além de entrarem para a fatura do mês seguinte.

As taxas aumentam a cada mês que você utiliza o rotativo do cartão. Os juros são altos pois os administradores assumem grandes riscos a cada empréstimo, já que, na maioria dos casos, há risco de inadimplência por parte dos consumidores.





Isso porque é realizada uma análise de crédito no histórico do cliente que solicitou o cartão de crédito. Dependendo do perfil, há mais chances de que as dívidas se acumulem.

Além disso, não tem como a administradora saber se a situação financeira do consumidor melhorou ou piorou, então a análise é feita com base em dados já computados por órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Como descobrir a taxa de juros do meu cartão?

Descobrir as taxas de juros do seu cartão de crédito é muito simples, basta consultar a fatura, o contrato do cartão ou ligar para a instituição financeira. Neste link você confere as taxas de juros para pessoa física, em ordem crescente de valor, estabelecidas pelo Banco Central.

Além de serem altas, as taxas dos juros rotativos do cartão de crédito não têm limites. Segundo informações do BC, elas alcançaram 328,98% em 2021. Por isso a importância de organizar suas finanças e pagar a fatura em dia para não cair na bola de neve do rotativo. 

Taxas e juros do cartão de crédito

As taxas do cartão de crédito são tarifas estabelecidas pela administradora no momento em que o cliente assina o contrato.

  • Anuidade: taxa cobrada em parcela única ou parcelada em 12 meses;
  • Avaliação emergencial de crédito: valor quando o cliente ultrapassa o limite do cartão de crédito;
  • Pagamento de contas: taxa cobrada quando o cliente paga contas e boletos utilizando o cartão de crédito;
  • Saque: valor cobrado quando o consumidor saca valores em espécie por meio do cartão de crédito;
  • Segunda via: cobrança pela emissão da segunda via do cartão em caso de perda, furto, extravio, entre outros motivos.

Cartões de crédito possuem tipos de juros diferentes, que são cobrados em situações distintas. Há o rotativo, como já explicamos no início da matéria; os juros parcelados, cobrados pelo parcelamento da fatura; a multa moratória, quando a fatura não é paga dentro do prazo de vencimento, e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), que é cobrado em casos de atraso, financiamento de fatura, etc.





Agora que você entendeu melhor o que são os juros e taxas do cartão de crédito, e como eles funcionam, fique de olho para não deixar sua fatura acumular ou seus boletos atrasarem.

Quanto mais organizado financeiramente você estiver, menos dores de cabeça no fim do mês você terá.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário