Leilão de imóveis: Como saber se ele é confiável? Veja dicas importantes!

Se você deseja adquirir um imóvel por um valor abaixo do mercado imobiliário, o leilão de imóveis pode ser uma alternativa. Contudo, essa modalidade de compra exige planejamento financeiro e conhecimento em lances.

Leilão

O leilão de imóveis é uma prática interessante para quem deseja adquirir a casa própria. Além do valor relativamente mais baixo no investimento, essa modalidade de compra garante outros benefícios.

No entanto, quem deseja participar do leilão de imóveis deve pesquisar e planejar bastante sobre o procedimento, bem como as regras e as condições oferecidas e, especialmente, os valores.

martelo de leilão
Conheça as principais dicas para o leilão de imóveis

Saber quais são os limites financeiros para adquirir um imóvel garantem ao comprador a aquisição de um bem que não trará prejuízos a curto, médio e longo prazo.

Evento

O leilão de imóveis é uma prática de compra e venda de residências por meio de lances. Nesse caso, os potenciais compradores disputam entre si quem oferece o maior valor pela compra da casa.

O evento é iniciado com um lance mínimo e pode ser realizado presencialmente, virtualmente ou de forma mista.

Vantagens

O leilão de imóveis é uma modalidade de compra não tão popular, mas que oferece uma série de vantagens aos compradores. Abaixo listamos algumas delas para te auxiliar no processo de aquisição. Veja!

Preços baixos

Os compradores que optam por participar do leilão de imóveis acabam adquirindo um bem por um preço significativamente mais baixo do que o disputado no mercado de imóveis.

Geralmente o desconto aplicado é de aproximadamente 40%. No entanto, existem algumas exceções que acabam elevando o preço original do imóvel leiloado, especialmente quando a residência é nova e não possui morador.

Outro fator crucial para a realização de um bom leilão de imóveis é a instabilidade do cenário econômico, principalmente do mercado imobiliário, pois o procedimento só pode ser realizado a partir da inadimplência de seu antigo proprietário.

Burocracia

O tempo também é um fator crucial para o leilão de imóveis. Em muitos casos as residências que estão prontas podem ser encontradas pelo valor de um modelo na planta e a aquisição da moradia se torna prática e rápida.

No entanto, podem existir questões burocráticas que precisam ser judicialmente legalizadas, bem como documentações e tributos atrasados, desocupação do imóvel, e outros procedimentos que demandam tempo.

Edital

Apesar de não ser uma prática tradicional, o leilão de imóveis possui uma estrutura extremamente rígida, além de contar com um amparo jurídico.

Todas as questões que envolvem regulamentos, determinações e condições para a compra dos imóveis podem ser esclarecidas no Edital.

O Edital é um documento fornecido pela organização do leilão de imóveis onde constam uma série de informações sobre o evento em si, o processo de compra e as características das residências.

Ter o conhecimento dessas informações é essencial para que os compradores não criem expectativas e possam direcionar o processo de aquisição dos imóveis da melhor forma possível.

Segurança

Juntamente com a transparência está a segurança. O leilão de imóveis é um procedimento que conta com a participação e o aval dos tribunais de justiça e ainda é respaldado pelos maiores bancos do país, a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, ambos responsáveis pelos processos de transações.

Além disso, a segurança do leilão de imóveis também deve ser garantida diretamente no cartório. Sendo assim, é extremamente importante que o comprador notifique a compra do imóvel para que o bem não retorne para o leilão. 

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário