LICENCIAMENTO 2022 Detran AL → Consulta, Tabela, Como Pagar

licenciamento 2022 Detran AL

O licenciamento 2022 Detran AL é um documento que deve ser obrigatoriamente pago todos os anos. O valor e as regras do imposto são estabelecidos pelo Departamento de Trânsito de cada estado, por isso podem variar conforme a localidade.

Quanto ao calendário, o Contran recomenda que os departamentos sigam a tabela do IPVA. Ao pagar o licenciamento 2022 Detran AL, você pode circular tranquilamente com seu veículo pelas ruas de Alagoas.

Publicidade

Publicidade

Mas fique atento, pois o não pagamento do imposto é considerado infração gravíssima. Se o veículo com o licenciamento em atraso for pego em uma blitz, o condutor perde o direito de dirigir, além de perder pontos na carteira, sofrer multas e ter o veículo apreendido.

Por isso, não deixe o pagamento da taxa para última hora e continue com a gente para saber mais detalhes sobre o licenciamento em Alagoas.

Calendário licenciamento 2022 Detran AL

Como dito anteriormente, o calendário do licenciamento segue o cronograma do IPVA 2022 em Alagoas. As informações completas podem ser conferidas no site do Detran e da Secretaria da Fazenda do Estado.

Publicidade

Publicidade

O licenciamento deve ser pago na cota única ou primeira parcela do IPVA. Veja abaixo os prazos estabelecidos de acordo com o final da placa do veículo:

  • 1 e 2: 26 de fevereiro;
  • 3 e 4: 31 de março;
  • 5 e 6: 30 de abril;
  • 7 e 8: 28 de maio;
  • 9 e 0: 30 de junho.

licenciamento 2022 Detran AL

Valor e consulta do licenciamento 2022 Detran AL

Os contribuintes de Alagoas pagam R$ 118 de licenciamento mais o valor do IPVA. A consulta pode ser realizada no site do Detran AL ou no portal da Secretaria da Fazenda.

Veja abaixo como realizar a consulta no site do Detran:

  1. Clique aqui para acessar o site do Detran AL;
  2. Já no portal, selecione a opção “Veículos” no menu principal;
  3. Insira a placa do veículo e o Renavam;
  4. Clique em “Acessar”;
  5. Visualize a situação do licenciamento do seu veículo.

Para realizar o pagamento do imposto, é necessário emitir o boleto com o valor da taxa. Você pode quitá-lo via internet banking ou em instituições bancárias e casas lotéricas autorizadas.

Também é possível consultar o licenciamento no site da Secretaria da Fazenda de Alagoas. Basta seguir as instruções abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o site da Secretaria da Fazenda de Alagoas;
  2. Role a página até encontrar o menu “Espaço do Contribuinte”;
  3. Selecione a opção “IPVA”;
  4. Clique em “Boletos IPVA”;
  5. Insira a placa e o Renovam do veículo;
  6. Clique em “Consultar”;
  7. Ao entrar no sistema, você terá acesso à situação do seu veículo.

A plataforma também oferece a opção de emitir a guia de pagamento do imposto. Gere o boleto e realize o pagamento dentro do prazo estabelecido no documento. Após pagá-lo corretamente, o sistema fornecerá o certificado na categoria digital.

Publicidade

Publicidade

Você terá a opção de fazer o download em celular e tablets para ter o documento sempre à mão e evitar imprevistos durante uma blitz, por exemplo. Mas fique atento aos prazos e realize corretamente o pagamento do CRLV, pois a versão digital só é liberada após todos os débitos serem quitados.

Segunda via licenciamento 2022 Detran AL

Está em débito com o Detran Alagoas por ter esquecido de pagar o CRV? Então, é hora de emitir a segunda via do documento, pois ele é de porte obrigatório.

Sigas o passo a passo abaixo para atualizar o licenciamento:

  1. Clique aqui para acessar a página para emissão da segunda via;
  2. Já no portal, clique em “Li, estou ciente” e depois em “Continuar”;
  3. Insira o número da placa do carro, Renavam, o motivo da emissão da segunda via e clique em “Continuar”;
  4. No sistema, clique em emitir a segunda via;
  5. Realize o pagamento dentro do prazo estabelecido no documento.

O custo do boleto de segunda via do licenciamento em Alagoas é de R$ 167,09. O valor fica maior pois é acrescido de juros por atraso. Ao quitar o documento você regulariza sua situação com o Detran e pode circular tranquilamente pela cidade.

Natália SatlerJornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
Veja mais ›
Fechar