
O segundo semestre do ano está passando em ritmo acelerado. Por isso, o Departamento de Trânsito (Detran) recomenda que os motoristas do Espírito Santo (ES) comecem a se programar para a próxima temporada de arrecadação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2022.
O licenciamento consiste em uma taxa anual, cujo o pagamento é obrigatório. Sendo assim, quando o proprietário deixa de quitar o valor, o veículo fica proibido de circular nas vias públicas. Além disso, podem haver outras consequências, pois tal ato configura infração gravíssima.
Na prática, significa que o motorista que for flagrado com o licenciamento anual atrasado poderá sofrer multa de R$ 293,47, com adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo ter o veículo apreendido. Todas essas penalidades estão listadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Consultar
A consulta do licenciamento 2022 ES pode ser realizada a qualquer momento pelo proprietário do veículo, na internet. Veja a seguir o passo a passo:
- Acesse o portal oficial do Detran ES;
- Selecione a opção “Consultar Veículo”;
- No campo em branco, digite o número da placa do seu veículo e também do Renavam;
- Clique em “Acessar”.
O valor que será cobrado pelo licenciamento depende de cada veículo. Mas considerando as temporadas de cobrança mais recentes, pode-se dizer que o valor não deve ser superior a R$ 100. De qualquer modo, basta seguir o passo a passo indicado acima e realizar a consulta para ter certeza que quando irá ter que pagar.
Tabela de pagamentos
A responsabilidade de atualizar e divulgar a tabela de pagamentos para o licenciamento 2022 ES pertence tanto ao Detran, quanto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). É importante acompanhar um dos dois sites para saber exatamente qual a data limite para estar pagando a taxa do seu veículo e evitar juros e multa, provenientes de atraso.
Nos tópicos abaixo você vai conferir as datas adotadas como prazo para o pagamento do licenciamento na última rodada de arrecadação, conforme o método de pagamento desejado.
À vista
- Final da placa 1: dia 08 de abril;
- Final da placa 2: dia 09 de abril;
- Final da placa 3: dia 13 de abril;
- Final da placa 4: dia 14 de abril;
- Final da placa 5: dia 15 de abril;
- Final da placa 6: dia 16 de abril;
- Final da placa 7: dia 19 de abril;
- Final da placa 8: dia 20 de abril;
- Final da placa 9: dia 22 de abril;
- Final da placa 0: dia 23 de abril.
Parcelado
- Final da placa 1: dia 12 de julho;
- Final da placa 2: dia 13 de julho;
- Final da placa 3: dia 14 de julho;
- Final da placa 4: dia 15 de julho;
- Final da placa 5: dia 19 de julho;
- Final da placa 6: dia 20 de julho;
- Final da placa 7: dia 21 de julho;
- Final da placa 8: dia 22 de julho;
- Final da placa 9: dia 26 de julho;
- Final da placa 0: dia 27 de julho.
Onde pagar
Na própria consulta aos dados do licenciamento é possível emitir outros boletos, relacionados às quantias pendentes que possam existir. Saiba que na hora de executar o pagamento dá para escolher entre ir até uma das agências bancárias conveniadas com o Detran ES, ou pagar online pelo Internet Banking.
Por fim, é importante lembrar que o licenciamento só pode ser pago pelo proprietário que não possuir débitos em aberto com o Detran ES. Ou seja, se houver multa, e se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou o seguro obrigatório estiverem atrasados, será necessário pagá-los primeiro, para só então obter o licenciamento de 2022.
Fonte: Licenciamento 2022.
Assuntos que podem te interessar:
- Seguro de carros vão ficar mais baratos após flexibilização: saiba o que muda
- Estados que dão isenção ou redução no IPVA para veículos com gás natural