LICENCIAMENTO 2022 Detran GO → Consulta, Tabela, Como Pagar

O começo do ano traz algumas preocupações para nós, brasileiros. Isso porque é nesse período que temos que pagar o IPVA, material escolar e, em alguns casos, o licenciamento 2022. 

Quem é motorista, sabe o quanto é importante já se programar para sanar essas contas assim que possível, pois estar em débito pode ocasionar uma grande dor de cabeça. 

Publicidade

Publicidade

Em Goiás, não seria diferente. Todo proprietário de veículos precisa regular seus documentos para poder continuar trafegando sem empecilhos. Por isso, separamos aqui as principais informações sobre o Licenciamento 2022 GO. 

LICENCIAMENTO 2022  Detran GO → Consulta, Tabela, Como Pagar
LICENCIAMENTO 2022 Detran GO → Consulta, Tabela, Como Pagar.

Para o que serve o Licenciamento 2022 GO

Como dito, o pagamento do Licenciamento 2022 GO é obrigatório e pode acarretar diversos problemas, caso haja o descumprimento. 

Mas afinal, para o que serve o licenciamento? Em tese, ele atesta que seu veículo está em plenas condições de uso e legalizado, com as pendências em dia. Em alguns estados brasileiros, é solicitado também a inspeção veicular, que visa observar se o veículo está em boas condições e irá poluir menos o meio ambiente.  

Publicidade

Publicidade

Já quanto ao valor, ele é definido por cada estado e a arrecadação é direcionada ao Detran para arcar com as despesas da emissão dos documentos. 

O que acontece seu eu não pagar o Licenciamento? 

O não pagamento do Licenciamento 2022 GO pode gerar multas, acúmulo de pontos na CNH e, em casos extremos, a apreensão do veículo. 

Por isso é tão importante manter o documento atualizado, com o pagamento em dia. Além disso, é importante lembrar que não pagar o IPVA e possíveis multas também podem gerar as mesmas penalidades. 

Quando pagar o Licenciamento 2022?

O calendário oficial de pagamentos ainda não foi liberado, porém, sabe-se que as datas não viram muito de ano para ano. 

Normalmente, em Goiás, a cobrança começa em abril e segue até novembro, respeitando o número final da placa do seu veículo.

Como consulta do Licenciamento 2022

Assim como o calendário oficial, o valor do Licenciamento 2022 também não foi divulgado. Porém, no último ano ele foi de R$ 193,08. Para ter exatidão, é preciso acessar o site do Detran Goiás que, no final de 2021 ou início de 2022, já deve divulgar tanto as datas, quanto os valores. 

Publicidade

Publicidade

Para fazer a consulta, siga esse passo a passo: 

  1. Acesse a página oficial do Detran GO,
  2. Clique em “Veículos”, no menu principal,
  3. Na tela, digite a placa e o Renavam do seu veículo. Marque a caixa de segurança e clique em “Consultar”.

Como emitir o Licenciamento 2022?

Para atestar que você pagou o Licenciamento 2022 GO, é necessário ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – conhecido por CRLV. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o documento foi substituído por sua versão digital, que tem a mesma função e validade jurídica. 

O porte do documento permanece sendo obrigatório. Para ter acesso, é preciso acessar o portal de Serviços do Denatran e seguir esse passo a passo:

  • Na tela inicial clique em “Meus veículos”
  • Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
  • Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
  • O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca. 

E, ai, já está se preparando para pagar o Licenciamento? Para ficar por dentro de todas as notícias sobre veículos, acompanhe nossa sessão Detran

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário