LICENCIAMENTO 2022 Detran MS → Consulta, Tabela, Como Pagar

O Detran - MS aguarda aproximadamente 1,6 milhão de veículos para o licenciamento 2022. | Imagem: Reprodução Google

Com o preço aumentando nos mercados, nos postos de combustíveis, e em tantos outros estabelecimentos do Mato Grosso do Sul (MS), fica ainda mais importante elaborar um planejamento financeiro. Por isso, quem é dono de veículo precisa começar a pensar no licenciamento de 2022. 

O licenciamento é uma taxa obrigatória que se aplica a todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque. A cobrança acontece uma vez por ano e, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o não pagamento equivale a infração grave, com multa e sete pontos na carteira. 

Publicidade

Publicidade

LICENCIAMENTO 2022 Detran MS → Consulta, Tabela, Como Pagar
O Detran – MS aguarda aproximadamente 1,6 milhão de veículos para o licenciamento 2022. | Imagem: Reprodução Google

Como consultar licenciamento Detran MS 2022 

O site do Departamento de Trânsito (Detran – MS) disponibiliza uma ferramenta prática para a consulta dos débitos do contribuinte em relação ao veículo de sua propriedade. Lá são apresentadas todas as pendências que possam existir, como seguro obrigatório, multa e, claro, o licenciamento.  

Quem desejar visualizar essas informações deverá fazer uma visita ao portal do Detran – MS e, em seguida, clicar no ícone de consulta. Daí, basta preencher o número da placa do veículo e do Renavam nos espaços indicados. 

Tabela de pagamentos 

O Detran – MS é o órgão responsável por elaborar a tabela com as datas de cobrança do licenciamento anual. No geral, são as mesmas datas do calendário utilizado para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).  

Publicidade

Publicidade

Confira a seguir os meses de arrecadação, conforme o último dígito das placas dos veículos. 

  • Final 1 e 2: maio  
  • Final 3 e 4: junho 
  • Final 5 e 6: julho 
  • Final 7 e 8: agosto  
  • Final 9: setembro 
  • Final 0: outubro 

Até pouco tempo, era necessário aguardar que o modelo impresso fosse entregue na residência de cada proprietário. A partir de agora, no entanto, assim que o licenciamento 2022 for quitado o contribuinte poderá acessar a versão digital do documento pelo site do Detran – MS. 

Valor do Licenciamento MS 2022 

Segundo a relação de taxas do Detran – MS divulgada na última temporada de cobrança do licenciamento, os pagamentos que forem efetuados dentro do prazo de vigência corresponderão a R$ 206,80. Neste caso, é possível parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito. Por outro lado, aqueles que se atrasarem deverão pagar R$ 268,49.  

É muito importante ressaltar que o preço do licenciamento referente a 2022 pode sofrer alterações, pois a Secretaria de Estado de Fazenda  (Sefaz) tem autonomia legal para fazer isso. 

Veja como e onde pagar

A guia para o pagamento do licenciamento 2022 MS também se encontra no portal do Detran – MS.  Proprietários de veículos registrados no estado podem baixar a guia por lá, na mesma página onde é feita a consulta. 

Quando estiver com a guia em mãos, o contribuinte deverá se dirigir uma das agências bancárias credenciadas para quitar a quantia, ou então quitar por meio do internet banking. 

Publicidade

Publicidade

Fontes: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e Licenciamento 2022.  

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila CatharinaUma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Veja mais ›
Fechar