LICENCIAMENTO 2022 Detran RO → Consulta, Tabela, Como Pagar

Proprietários de veículos precisam começar a se planejar financeiramente para honrar com as obrigações tributárias que são aplicadas a cada ano. Entre elas, está o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) 2022. 

Tanto em Rondônia, como no resto do país, o licenciamento tem o intuito de vistoriar as condições do veículo para, então, concluir se ele está dentro das normas de circulação e ocupação das vias públicas, ou não.  

Publicidade

Publicidade

LICENCIAMENTO 2022 Detran RO → Consulta, Tabela, Como Pagar
Valor do licenciamento 2022 em Rondônia é igual para todos os veículos da mesma categoria. | Imagem: Reprodução Google

Lembre-se de que só é possível obter a renovação do licenciamento após ter pago o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório (DPVAT), além das eventuais multas de trânsito, caso existam. 

Consultar Licenciamento 2022 

Você pode fazer a consulta do licenciamento 2022 pela internet, no site Detran Rondônia. Ao acessar a página, siga o passo a passo a seguir para visualizar todos os valores que incidiram sobre seu veículo: 

  1. Preencha o primeiro espaço em branco com os dados da placa; 
  2. Em seguida, informe o número do Renavam, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); 
  3. Confirme a opção “Não sou um robô” e depois clique em “Consultar”; 
  4. Pronto, serão mostradas todos as cobranças tributárias pendentes, além de possíveis taxas de infrações. 

Vale ressaltar que no mesmo site você consegue ainda imprimir a guia de pagamento do licenciamento 2022, para veículos registrados nos municípios de Rondônia. 

Publicidade

Publicidade

Tabela de Licenciamento Detran RO 2022 

A Secretaria de Finanças (Sefin) e o Departamento de Trânsito do Estado da Rondônia (Detran RO) são os órgãos responsáveis por definir o período de cobrança do licenciamento anual.  

Até o presente momento não foi feita nenhuma mudança nas datas do calendário, com relação ao ano de 2022. Isso pode mudar daqui para janeiro. No entanto, se você deseja planejar o orçamento antecipadamente para não ficar com a corda no pescoço, pode levar em consideração a última versão publicada:  

  • Placa com final 1: até 31 de março 
  • Placa com final 2: até 30 de abril 
  • Placa com final 3: até 31 de maio 
  • Placa com final 4: até 30 de junho 
  • Placa com final 5: até 31 de julho 
  • Placa com final 6: até 31 de agosto 
  • Placa com final 7: até 30 de setembro 
  • Placa com final 8: até 31 de outubro 
  • Placa com final 9: até 30 de novembro 
  • Placa com final 0: até 15 de dezembro 

O que acontece se não pagar o licenciamento? 

Como já foi mencionado, o licenciamento 2022 Detran Rondônia é obrigatório. Portanto, aquele que não realizar o pagamento dentro do prazo poderá ser autuado pelas autoridades de trânsito, se flagrado com o veículo em circulação.  

A ocorrência é classificada como infração grave, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e multa de R$ 293,47.  

Fontes: Licenciamento VeicularTecfil e Detran RO. 

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário