Licenciamento 2023 Detran RJ – Valor, calendário, como pagar e mais!

Felipe Matozo

12/12/2022

Com o calendário de pagamentos do IPVA RJ 2023 se aproximando, muitos motoristas do estado também se preparam para o Licenciamento dos veículos junto ao Detran.

Por isso, confira a seguir algumas das principais informações sobre o Licenciamento de veículos no Rio de Janeiro e fique preparado para o pagamento desta taxa.

Como pagar o Licenciamento RJ 2023?

Para realizar o licenciamento RJ 2023, os motoristas devem pagar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT). Dessa forma, os contribuintes quitam tanto a taxa de licenciamento do Detran-RJ quanto outros débitos eventuais, como multas e IPVA.

Confira também
Detran RJ agendamento: Como fazer o agendamento dos serviços?

Afinal, vale lembrar que o veículo precisa estar com todos os débitos quitados para que o licenciamento seja realizado.

Nesse caso, para gerar a GRT e pagar a taxa de licenciamento 2023 e demais débitos, basta acessar o site do Detran-RJ ou do Bradesco. Além disso, também é possível ir até um totem do Bradesco para imprimir a guia e pagar as taxas.

Mas cabe importante destacar que é necessário esperar até que as guias para pagamento da taxa de Licenciamento 2023 fiquem disponíveis para emissão. Antes disso, não há como atualizar o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Calendário de pagamento

Normalmente, o calendário de licenciamento do Detran-RJ inicia no 2º semestre. Isso porque os motoristas precisam pagar o IPVA RJ 2023 antes do licenciamento anual.

Em 2022, por exemplo, o calendário de licenciamento no Rio de Janeiro ficou da seguinte maneira:

  • Placas final 1 e 2 – Até 30/09;
  • Placas final 3, 4 e 5 – Até 31/10;
  • Final 6, 7 e 8 – Até 30/11;
  • Final 9 e 0 – Até 31/12.

No entanto, os motoristas que preferirem podem antecipar o pagamento do licenciamento, quando a guia estiver disponível para emissão.

Qual o valor da taxa de Licenciamento RJ 2023?

Em 2022, a taxa de licenciamento do Detran-RJ diminuiu em R$ 69,23. Com isso, o valor da taxa passou para R$ 173,03.

Isso aconteceu porque a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou uma lei que exclui a tarifa pela emissão do CRLV, já que desde 2021 o documento não é mais emitido em papel-moeda, apenas na versão digital.

VEJA TAMBÉM
Quanto tempo demora para o Detran emitir o CRLV Digital?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.