Licenciamento de veículos do Detran DF vai até 30 de setembro para placas final 1 e 2
Conforme a tabela divulgada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF), os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 têm até o dia 30 de setembro para efetuar o pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Apesar de faltar apenas um mês para o fim do prazo, o órgão informou que até a semana passada somente 564.972 proprietários tinham renovado o documento para 2021. Ou seja, 29% dos 1.908.569 dos veículos registrados no DF.
É importante ressaltar que o licenciamento só poder ser quitado quando não existem outras taxas pendentes. Sendo assim, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o seguro obrigatório precisam estar dia. Além disso, nenhuma multa pode estar em aberto.

Como consultar
Todas as informações acerca da cobrança e do pagamento do licenciamento podem ser acessadas pela internet. Para isso, basta que o proprietário do veículo siga o passo a passo a seguir:
- Abra o portal de serviços do Detran DF;
- Selecione a opção “Consulta de Débitos”;
- Preencha os campos indicados com o número da placa e do Renavam do seu veículo;
- Clique em “Gerar boleto de licenciamento 2021”.
Pronto! Depois é só fazer o pagamento pelo Internet Banking ou se dirigir a uma das agências bancárias conveniadas com o Detran DF.
Tabela geral de pagamentos do licenciamento DF
Placa com final 1 ou 2
- Limite para o pagamento: 30 de setembro
- Início da fiscalização: 1º de outubro
Placa com final 3, 4 ou 5
- Limite para o pagamento: 31 de outubro
- Início da fiscalização: 1º de novembro
Placa com final 6, 7 ou 8
- Limite para o pagamento: 30 de novembro
- Início da fiscalização: 1º de dezembro
Placa com final 9 ou 0
- Limite para o pagamento: 31 de dezembro
- Início da fiscalização: 1º de janeiro de 2022
Onde obter o CRLV-e atualizado
A versão digital do licenciamento 2021, chamado de CRLV-e, fica à disposição dos usuários no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no site do Detran DF. Mas atenção, o documento atualizado só estará disponível cinco dias úteis após a quitação de todos os débitos que incidirem no cadastro do veículo.
Penalidades para quem não pagar o licenciamento
O licenciamento corresponde à uma autorização para o proprietário circular nas vias públicas com seu veículo. Em caso de atraso superior a 30 dias na data de pagamento, o Detran DF poderá aplicar multa no valor de R$ 293,47, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo recolhimento do veículo.
Por outro lado, se o documento estiver pago, o proprietário poderá apresentá-lo aos agentes de trânsito tanto na forma digital, quanto na forma impressa. Ambos têm igual validade legal e são aceitos em todo o território nacional.
Na impossibilidade de o proprietário apresentar o CRLV-e, a autoridade fiscalizadora realizará a verificação no Sistema Informatizado e, não havendo restrições, procederá à liberação do veículo”, explica o Detran-DF.
Fontes: G1 e Zul Digital.
Assuntos que podem te interessar:
- Seguro de carros vão ficar mais baratos após flexibilização: saiba o que muda
- Detran DF lista nomes de motoristas que terão CNH suspensa ou cassada
Deixe seu comentário