Licenciamento de veículos do Detran DF vai até 30 de setembro para placas final 1 e 2

Conforme a tabela divulgada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF), os proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 têm até o dia 30 de setembro para efetuar o pagamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 

Apesar de faltar apenas um mês para o fim do prazo, o órgão informou que até a semana passada somente 564.972 proprietários tinham renovado o documento para 2021. Ou seja, 29% dos 1.908.569 dos veículos registrados no DF. 

Publicidade

Publicidade

É importante ressaltar que o licenciamento só poder ser quitado quando não existem outras taxas pendentes. Sendo assim, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o seguro obrigatório precisam estar dia. Além disso, nenhuma multa pode estar em aberto. 

Licenciamento de veículos do Detran DF vai até 30 de setembro para placas final 1 e 2
Pagamento do licenciamento é cobrado anualmente, em caráter obrigatório. | Imagem: Reprodução Google

Como consultar  

Todas as informações acerca da cobrança e do pagamento do licenciamento podem ser acessadas pela internet. Para isso, basta que o proprietário do veículo siga o passo a passo a seguir: 

  1. Abra o portal de serviços do Detran DF; 
  2. Selecione a opção “Consulta de Débitos”; 
  3. Preencha os campos indicados com o número da placa e do Renavam do seu veículo; 
  4. Clique em “Gerar boleto de licenciamento 2021”. 

Pronto! Depois é só fazer o pagamento pelo Internet Banking ou se dirigir a uma das agências bancárias conveniadas com o Detran DF. 

Publicidade

Publicidade

Tabela geral de pagamentos do licenciamento DF 

Placa com final 1 ou 2 

  • Limite para o pagamento: 30 de setembro 
  • Início da fiscalização: 1º de outubro 

Placa com final 3, 4 ou 5 

  • Limite para o pagamento: 31 de outubro 
  • Início da fiscalização: 1º de novembro 

Placa com final 6, 7 ou 8 

  • Limite para o pagamento: 30 de novembro 
  • Início da fiscalização: 1º de dezembro 

Placa com final 9 ou 0 

  • Limite para o pagamento: 31 de dezembro 
  • Início da fiscalização: 1º de janeiro de 2022  

 Onde obter o CRLV-e atualizado 

A versão digital do licenciamento 2021, chamado de CRLV-e, fica à disposição dos usuários no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no site do Detran DF. Mas atenção, o documento atualizado só estará disponível cinco dias úteis após a quitação de todos os débitos que incidirem no cadastro do veículo. 

Penalidades para quem não pagar o licenciamento  

O licenciamento corresponde à uma autorização para o proprietário circular nas vias públicas com seu veículo. Em caso de atraso superior a 30 dias na data de pagamento, o Detran DF poderá aplicar multa no valor de R$ 293,47, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até mesmo recolhimento do veículo. 

Por outro lado, se o documento estiver pago, o proprietário poderá apresentá-lo aos agentes de trânsito tanto na forma digital, quanto na forma impressa. Ambos têm igual validade legal e são aceitos em todo o território nacional.

Na impossibilidade de o proprietário apresentar o CRLV-e, a autoridade fiscalizadora realizará a verificação no Sistema Informatizado e, não havendo restrições, procederá à liberação do veículo”, explica o Detran-DF.

Fontes: G1 e Zul Digital.

Assuntos que podem te interessar: 

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário