LICENCIAMENTO 2022 Detran DF → Consulta, Tabela, Como Pagar

Proprietários e condutores de veículos automotores precisam ficar atentos às taxas que são aplicadas na virada do ano para evitar o endividamento. Uma das mais importantes, quando se trata deste assunto, é a que se refere ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos (CRLV), mais conhecido como licenciamento. 

Como sempre acontece, a cobrança do licenciamento de 2022 será realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) em caráter obrigatório. É importante lembrar que a respectiva taxa só pode ser quitada quando o responsável pelo veículo estiver em dia com o seguro obrigatório, com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e com as possíveis multas. 

Publicidade

Publicidade

LICENCIAMENTO 2022 Detran DF → Consulta, Tabela, Como Pagar
Formas de pagamento e negociação do licenciamento anual são informadas no ato da consulta online. | Imagem: Reprodução Google

Consulta ao licenciamento Detran DF 2022  

Se você não tem certeza sobre a situação do seu veículo, poderá fazer uma consulta veicular pela internet. O procedimento permite saber todas as taxas que foram aplicadas até o momento e também possibilita a emissão da guia de pagamento, para que a os débitos sejam regularizados em seguida. 

Abaixo você confere o passo a passo para consultar o licenciamento 2022 ou demais informações relacionadas ao seu veículo: 

  1. Acesse o portal oficial do Detran DF; 
  2. Selecione a opção “Veículos”; 
  3. Clique sobre “Portal de Serviços” e depois em “Consultar Débitos”; 
  4. Por último, preencha os dados solicitados. 

Assim que o pagamento do licenciamento 2022 DF for efetuado, a nova CRLV será gerada no formato digital. Porém, vale ressaltar que o acesso só é liberado após informar o login e a senha que foram cadastrados no portal. 

Publicidade

Publicidade

Valor do Licenciamento DF 2022 

O licenciamento não possui valor fixo. Isso significa que os veículos irão pagar uma quantia diferente, a depender das regras do Detran do estado. Além disso, o órgão tem autoridade para fazer alterações a cada temporada de cobrança.  

O Detran ainda não informou quanto será o licenciamento 2022 no DF. Mas considerando o valor que foi estabelecido da última vez, pode-se dizer que os proprietários de veículos terão que desembolsar algo em torno dos R$ 100.   

Tabela de pagamentos 

O calendário de licenciamento 2022 é divulgado todo ano pelo Detran DF. As datas de pagamento são as mesmas que as estabelecidas para o IPVA. Portanto, variam conforme o último dígito da placa do veículo. Conheça a seguir quais são os prazos: 

  • Final 1 e 2: dia 01 de setembro; 
  • Final 3, 4 e 5: dia 01 de outubro; 
  • Final 6,7 e 8: dia 01 de novembro; 
  • Final 9 e 0: dia 01 de dezembro. 

O Detran DF alerta que o pagamento do licenciamento 2022 deve ser quitado dentro no prazo estipulado, a fim de evitar incidência de juros e multa por atraso. Já com a guia de pagamento em mãos, o proprietário deverá se dirigir a uma das agências conveniadas, como Banco do Brasil, Santander, Itaú. Outra opção igualmente válida é fazer o pagamento pelo Internet Banking. 

E se não pagar o licenciamento veicular? 

Caso um condutor deixe de pagar o licenciamento 2022 DF e seja flagrado circulando nas vias com o documento atrasado, estará sujeito a receber pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de aproximadamente R$ 200 e até mesmo apreensão do veículo. 

Fontes: Detran 20 e Licenciamento 2022. 

Publicidade

Publicidade

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário