Licenciamento SP 2021: Calendário obrigatório começa em Abril! Confira as datas!

documento de licenciamento de veículo
Procedimento deve ser feito de acordo com o mês e o final da placa

São Paulo inicia processo de licenciamento de veículos. O procedimento é obrigatório para a regularização e tráfego dos automóveis em vias públicas.

Licenciamento SP 2021

Em abril começam os processos de licenciamento veicular no Estado de São Paulo. O procedimento anual é obrigatório e garante a regularização dos automóveis.

Publicidade

Publicidade

O licenciamento SP 2021 poderá ser feito virtualmente com a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em meio eletrônico.

Sendo assim, não é necessário que o proprietário do veículo se desloque até uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo, especialmente em meio a pandemia do novo coronavírus.

É importante lembrar que para realizar o licenciamento SP 2021 é necessário pagar uma taxa de acordo com as características de cada veículo.

Publicidade

Publicidade

Além do licenciamento, anualmente também é cobrado o seguro DPVAT, mas de acordo com a decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a taxa não será aplicada esse ano.

Como Licenciar

O motorista interessado em providenciar o licenciamento SP 2021 deve informar o número do Renavam do veículo, bem como efetuar o pagamento da taxa pela internet.

Lembrando que o pagamento pode ser realizado pelo internet banking, aplicativo de banco ou diretamente no caixa eletrônico de bancos conveniados, como Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal.

Taxa

A taxa de emissão do CRLV-e custa R$98,91 e deve ser paga preferencialmente em dias úteis e até às 22 horas.

Se o pagamento for realizado aos sábados, domingos ou feriados a liberação do documento ficará sujeita à atualização do pagamento no sistema dos órgãos responsáveis.

Versão digital e impressa

Depois de o pagamento da taxa ser aprovado o CRLV-e será disponibilizado para download ou impressão nos portais do Poupatempo, Detran SP e Denatran, bem como no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Publicidade

Publicidade

Para realizar a impressão do CRLV-e é necessário utilizar um papel A4. No entanto, novas determinações afirmam que apenas a versão digital do documento é suficiente.

Contudo, em casos de falha no sistema virtual é essencial ter o documento físico para apresentar aos agentes de trânsito em casos de paradas. Caso contrário o motorista estará sujeito a penalidades como multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

documento de licenciamento de veículo
Procedimento deve ser feito de acordo com o mês e o final da placa

No caso de veículos oficiais ou que estejam bloqueados, o licenciamento deverá ser feito presencialmente e, para isso, o procedimento deve ser solicitado em uma unidade do Detran ou Poupatempo.

Em relação aos veículos de aluguel, o licenciamento para uso comercial exige uma autorização para transporte concedida pela prefeitura. Diante da pandemia, o prazo para apresentação do recurso foi determinado de acordo com os números finais das placas.

Pendências

Publicidade

Antes de realizar o licenciamento SP 2021 é fundamental consultar o histórico do veículo a fim de averiguar se não existe nenhuma pendência ou dívida ativa.

Publicidade

Se houver, o processo de licenciamento não poderá ser efetuado até que a situação do automóvel seja regularizada dentro do prazo determinado.

Por isso, elimine possíveis multas e taxas existentes de licenciamento, IPVA e seguro DPVAT

Para casos de restrições e bloqueios o procedimento é o mesmo. É necessário analisar quais são os impedimentos e providenciar a regularização do automóvel.

Publicidade

Publicidade

Caso essas e outras condições não estejam de acordo com as determinações dos órgãos de fiscalização de trânsito o licenciamento SP 2021 não poderá ser feito e, consequentemente, o automóvel ficará impossibilitado de trafegar.

Conheça algumas condições para o licenciamento do veículo:

  • O licenciamento deve ser feito de acordo com o calendário de licenciamento;
  • O veículo deve estar registrado no Estado de São Paulo;
  • O pagamento deve ser feito dentro da data limite estabelecida no calendário de licenciamento;
  • O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas;
  • O veículo não poderá apresentar débitos;
  • O veículo deve estar emplacado com placas de 3 letras;
  • Veículos movidos a gás natural (GNV) devem apresentar Certificado de Segurança Veicular do estado de São Paulo do ano corrente;
  • Veículos com bloqueios judiciais ou administrativos devem fazer licenciamento nas unidades de atendimento;
  • Veículos de entidades ou órgãos oficiais devem fazer licenciamento nas unidades de atendimento.

É importante se atentar para as condições de licenciamento a fim de regularizar os veículos.

Calendário de licenciamento

De acordo com o calendário de licenciamento SP 2021 divulgado pelo Departamento de Trânsito do Estado, o procedimento será realizado de acordo com o número final das placas dos veículos.

Nesse caso, o calendário de licenciamento fica da seguinte forma:

  • Placa final 1: abril;
  • Placa final 2: maio;
  • Placa final 3: junho;
  • Placa final 4: julho;
  • Placa final 5 e 6: agosto;
  • Placa final 7: setembro;
  • Placa final 8: outubro;
  • Placa final 9: novembro;
  • Placa final 0: dezembro.

Lembrando que as datas podem ser modificadas de acordo com as determinações do Detran SP e, por isso, é importante consultar o site oficial para confirmar as datas.

Julia de PaulaJulia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Veja mais ›
Fechar