Entenda sobre as principais linhas de créditos oferecidas atualmente

Conhecer as linhas de crédito disponíveis no mercado financeiro é essencial para se organizar financeiramente e evitar dívidas.

Linhas de crédito

Todo começo de ano os brasileiros preparam os orçamentos para pagar uma série de impostos, produtos e serviços essenciais.

De acordo com uma pesquisa feita no final do ano passado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, cerca de 66% das famílias relataram dívidas com cartão de crédito, cheque especial, compras, entre outros.

Uma forma de conseguir recursos financeiros para quitar os débitos pendentes é optar pela concessão de crédito. No entanto, é fundamental ser cuidadoso e realizar um planejamento.

pessoa calculando

Especialistas recomendam que estudar e pesquisar pelas melhores taxas e condições de pagamento e outras vantagens de cada modalidade é primordial.

A partir dessas informações é possível alinhar as contas e analisar se realmente vale ou não a pena solicitar crédito.

Para aqueles que estão endividados e cheios de dúvida sobre como conseguir uma linha de crédito separamos algumas dicas. Veja!

Crédito consignado

Antes de mais nada é importante saber que o crédito consignado se trata de um empréstimo oferecido aos trabalhadores da iniciativa privada contratados com o regime CLT.

As principais vantagens dessa modalidade são juros relativamente mais baixos do que aqueles aplicados no crédito convencional, sem contar que há o desconto das parcelas é feito direto da folha de pagamento.

No entanto, para aderir a essa modalidade é necessário ter um convênio entre o empregador e a instituição financeira.

Caso haja atraso no pagamento, multas podem ser aplicadas, mas no caso de aposentados, pensionistas e servidores públicos os prazos são de até 96 meses com taxas personalizadas.

Lembrando que nesse caso também é necessário convênio entre o órgão público e a instituição financeira e o desconto da parcela também é feito na folha de pagamento.

Cheque especial

Recorrer ao cheque especial é outra alternativa para quem está com as contas atrasadas Essa modalidade é, basicamente, um empréstimo pré-aprovado oferecido por instituições financeiras.

Contudo, antes de contratar o cheque especial é preciso se atentar ao fato de que o valor da dívida é calculado diariamente. Sendo assim, quanto mais tempo levar para pagar o valor, mais taxas serão aplicadas.

Nesse caso, a dica é optar pelo cheque especial somente quando houver a possibilidade de quitar o saldo devedor em um ou dois dias.

Mas, afinal, pagar à vista ou de forma parcelada? Quitar o valor de uma única vez sempre é a melhor opção, pois alguns descontos podem ser oferecidos.

Contudo, caso não seja possível reduzir o valor é melhor financiar em parcelas que se encaixem no orçamento mensal. Mas, lembre-se: evite pagar com atraso para que não haja a cobrança de multas e juros.

Em ambos os casos é super importante analisar suas contas e fazer um planejamento financeiro. Só assim é possível saber se você consegue dar conta de substituir uma dívida por outra e quitá-la dentro do prazo e orçamento correto.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário