MEC divulga resultado da lista de espera do Sisu 2021/2: saiba como fazer a matrícula

O resultado da lista de espera do Sisu começa a ser divulgado nesta quinta-feira (19) pelas instituições de ensino. Após serem convocados, os classificados devem ir até a universidade para realizar a matrícula e garantir a vaga para o segundo semestre letivo de 2021.

Ao todo, o Sistema de Seleção Unificada disponibilizou 62.365 vagas em instituições de ensino superior. A classificação do Sisu é feita com base nas notas que os candidatos tiraram no Enem, mas o método pode variar de acordo com a universidade e curso escolhido pelo estudante.

Publicidade

Publicidade

Além disso, as avaliações de desempenho dos candidatos têm pesos diferentes em cada matéria do exame, conforme a área em que está inserido o curso superior em que o estudante está disputando uma vaga. 

Onde conferir o resultado da lista de espera do Sisu?

Se você está concorrendo a uma vaga na universidade pelo processo seletivo 2021/2, então não perca mais tempo e confira o resultado da lista de espera do Sisu. Para ver se você foi aprovado, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o site do Sisu;
  2. Já no portal, clique em “Entrar com gov.br”;
  3. No sistema, clique em “Boletim do Candidato”;
  4. Lá, você terá acesso ao resultado da lista de espera do Sisu;
  5. Ou acesse o site da instituição de ensino superior em que você está concorrendo a uma vaga e consulte os editais.

Em caso de aprovação, reúna todos os documentos exigidos no processo seletivo e vá até a universidade escolhida para se matricular e garantir sua vaga. Mas fique atento aos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para não perder a oportunidade de se matricular, que encerra no dia 30 de setembro. 

Publicidade

Publicidade

Quais documentos levar para fazer a matrícula?

Confira abaixo a lista com a documentação completa que deve ser levada até a instituição de ensino superior para realizar a matrícula pelo Sisu:

  • Termo de ciência/requerimento de inscrição;
  • Atestado de conclusão do Ensino Médio;
  • Documento de identificação oficial do candidato com foto;
  • Comprovante da situação cadastral regular no CPF;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (candidatos do sexo masculino);
  • Foto 3×4 recente.

Inscritos no Sisu podem concorrer ao Prouni?

Esta é uma das dúvidas mais comuns entre os candidatos, e a resposta é: sim! Mas desde que o estudante atenda a todos os critérios estabelecidos pelo Programa Universidade para Todos. 

Assim como o Sisu, o Prouni também avalia o desempenho dos candidatos no Enem mais recente. Porém, mesmo que seja aprovado nos dois programas, o estudante deverá optar se deseja a bolsa no Programa Universidade para todos ou a vaga pelo Sistema de Seleção Unificada. 

O mesmo vale para bolsistas do Prouni que desejam se inscrever no Sisu. Ao serem contemplados com uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada, deverão escolher qual oportunidade irão aproveitar. 

Não fui aprovado na lista de espera, e agora?

Se você conferiu o resultado da lista de espera do Sisu, mas não foi aprovado, fique tranquilo, pois em 2022 o MEC abrirá novas inscrições para selecionar mais estudantes. Além disso, também é possível concorrer novamente às vagas remanescentes.

Para entrar na lista de espera, o candidato deverá acessar seu boletim no site do Sisu e manifestar interesse por uma vaga. Mas é preciso realizar a inscrição para as vagas restantes dentro do prazo estabelecido pelo cronograma. 

Publicidade

Publicidade

Os resultados são divulgados sempre no site do Sisu e nos portais das instituições de ensino superior participantes. Fique de olho No Detalhe para continuar por dentro das atualizações sobre o Sisu e demais programas estudantis do Governo Federal.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário