59% dos brasileiros não planejam a aposentadoria
Se aposentar no Brasil está cada vez mais difícil. As regras mudam constantemente, o que é péssimo para os brasileiros que, historicamente, não têm o hábito de planejar a aposentadoria.
Seis em cada 10 brasileiros afirmam não ter nenhum plano para aposentadoria. Ou seja, 59% da população não sabe como garantirá o futuro financeiro no momento que precisar parar de trabalhar.
Estes dados foram divulgados em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). A pesquisa ajudou a explicar a desigualdade social que deixa sequelas também nos índices previdenciários.

Maioria dos brasileiros que recebem até 4 salários-mínimos não se aposentam
Entre os mais pobres a aposentadoria vira uma realidade somente para 36%.
Do total dos brasileiros, 18% alegam não poder pagar contribuições previdenciárias por estarem desempregados e outros 17% sacrifica a aposentadoria para poder guardar dinheiro no final do mês.
Já entre os mais ricos, 55% consegue algum tipo de previdência quando deixa de trabalhar.
Porque é importante planejar a aposentadoria?
É isso que vai te permitir chegar a quem sabe um 65 ou 70 anos e ter o direito de parar de trabalhar e ter um salário garantido, para usar como quiser.
O dinheiro da aposentadoria não é somente uma oportunidade de conforto na posteridade. Além disso, é ele que permite agir em caso de imprevistos.
Mas a realidade atual é muito distante do ideal. Os dados informam que 39% dos brasileiros não seriam capazes de arcar com um imprevisto que custasse o rendimento equivalente ao seu salário no mês.
E é justamente por conta disso que grande parte dos idosos acabam a vida endividados. Em situações adversas essas pessoas recorrem a empréstimos ou pedindo ajuda a terceiros para conseguir se manter.
Pior ainda é para os outros 42% da população que, numa situação dessas, não conseguiriam nem ter o dinheiro para arcar com empréstimos ou novas dívidas. Destes, 20% confirma que não teriam como manter o padrão de vida.
A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explica as consequências que essa situação econômica implica ao país:
Estima-se que a participação da população acima de 65 anos na sociedade brasileira passe dos atuais 9% para 25% em 2060, segundo projeções do IBGE. Será cada vez mais importante começar a pensar em uma complementação ainda jovem e não apenas quando se aproxima do momento de parar de trabalhar”, explica Marcela Kawauti.
Como planejar minha aposentadoria?
As formas mais populares de planejar a aposentadoria no Brasil são:
- Fazendo aplicações financeiras (42%): investir em fundos de investimentos ou em ações de baixo risco;
- Investir na previdência privada (42%): um fundo de investimento disponível nos bancos. A rentabilidade média muda conforme a instituição financeira e o tamanho do investimento;
- Investir em ativos financeiros (20%): outros tipos de investimentos, como títulos e ações na bolsa.
A advogada previdenciarista, Rogéria Valentim em entrevista ao Jornal Contábil confirma que contribuir para o INSS ou outra instituição financeira precisa acontecer quanto antes para ter a aposentadoria garantida.
O ideal é começar a se preparar financeiramente para a velhice a partir do momento em que a pessoa passa a ter uma renda. Mas, caso isso não tenha sido feito, o importante é começar avaliando as contribuições passadas para organizar os passos futuros”, comenta.
Confira também:
- Brecha do INSS permite aumentar o salário mínimo da aposentadoria para R$3.800
- INSS: Como funciona a aposentadoria para um Microempreendedor Individual (MEI)?
- Novo sistema de metas no INSS deixa liberação de benefícios mais demorada
- INSS: Quem está desempregado pode contribuir com a aposentadoria? Entenda!
Tipos de aposentadoria no Brasil em 2021 e suas regras
Essa não é uma explicação fácil. Afinal, depois da reforma da previdência, em 2019, regras específicas foram aplicadas para quem não tinha conquistado o tempo de contribuição.
Nestes casos, é aplicado o fator previdenciário e regras de transição específicas para cada tipo de aposentadoria.
Já quem não tinha começado a trabalhar em 2019 as regras válidas conforme estipulado na Reforma da Previdência.
Existem formas distintas de garantir a previdência social, por meio do INSS. Se você quer entender como cada uma delas funciona confira o conteúdo completo sobre como se aposentar em 2021.
Fonte: InfoMoney, R7, Governo do Brasil
Deixe seu comentário