59% dos brasileiros não planejam a aposentadoria

Se aposentar no Brasil está cada vez mais difícil. As regras mudam constantemente, o que é péssimo para os brasileiros que, historicamente, não têm o hábito de planejar a aposentadoria.

Seis em cada 10 brasileiros afirmam não ter nenhum plano para aposentadoria. Ou seja, 59% da população não sabe como garantirá o futuro financeiro no momento que precisar parar de trabalhar.

Publicidade

Publicidade

Estes dados foram divulgados em 2021 pela  Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). A pesquisa ajudou a explicar a desigualdade social que deixa sequelas também nos índices previdenciários.

Maioria dos brasileiros não planeja a aposentadoria
Maioria dos brasileiros não planeja a aposentadoria | Imagem: Canva

Maioria dos brasileiros que recebem até 4 salários-mínimos não se aposentam

Entre os mais pobres a aposentadoria vira uma realidade somente para 36%.

Do total dos brasileiros, 18% alegam não poder pagar contribuições previdenciárias por estarem desempregados e outros 17% sacrifica a aposentadoria para poder guardar dinheiro no final do mês.

Publicidade

Publicidade

Já entre os mais ricos, 55% consegue algum tipo de previdência quando deixa de trabalhar.

Porque é importante planejar a aposentadoria?

É isso que vai te permitir chegar a quem sabe um 65 ou 70 anos e ter o direito de parar de trabalhar e ter um salário garantido, para usar como quiser.

O dinheiro da aposentadoria não é somente uma oportunidade de conforto na posteridade. Além disso, é ele que permite agir em caso de imprevistos.

Mas a realidade atual é muito distante do  ideal. Os dados informam que 39% dos brasileiros não seriam capazes de arcar com um imprevisto que custasse o rendimento equivalente ao seu salário no mês.

E é justamente por conta disso que grande parte dos idosos acabam a vida endividados. Em situações adversas essas pessoas recorrem a empréstimos ou pedindo ajuda a terceiros para conseguir se manter.

Pior ainda é para os outros 42% da população que, numa situação dessas, não conseguiriam nem ter o dinheiro para arcar com empréstimos ou novas dívidas. Destes, 20% confirma que não teriam como manter o padrão de vida.

Publicidade

Publicidade

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, explica as consequências que essa situação econômica implica ao país:

Estima-se que a participação da população acima de 65 anos na sociedade brasileira passe dos atuais 9% para 25% em 2060, segundo projeções do IBGE. Será cada vez mais importante começar a pensar em uma complementação ainda jovem e não apenas quando se aproxima do momento de parar de trabalhar”, explica Marcela Kawauti.

Como planejar minha aposentadoria?

As formas mais populares de planejar a aposentadoria no Brasil são:

  • Fazendo aplicações financeiras (42%): investir em fundos de investimentos ou em ações de baixo risco;
  • Investir na previdência privada (42%): um fundo de investimento disponível nos bancos. A rentabilidade média muda conforme a instituição financeira e o tamanho do investimento;
  • Investir em ativos financeiros (20%): outros tipos de investimentos, como títulos e ações na bolsa.

A advogada previdenciarista, Rogéria Valentim em entrevista ao Jornal Contábil confirma que contribuir para o INSS ou outra instituição financeira precisa acontecer quanto antes para ter a aposentadoria garantida.

O ideal é começar a se preparar financeiramente para a velhice a partir do momento em que a pessoa passa a ter uma renda. Mas, caso isso não tenha sido feito, o importante é começar avaliando as contribuições passadas para organizar os passos futuros”, comenta.

Confira também:

Tipos de aposentadoria no Brasil em 2021 e suas regras

Publicidade

Essa não é uma explicação fácil. Afinal, depois da reforma da previdência, em 2019, regras específicas foram aplicadas para quem não tinha conquistado o tempo de contribuição.

Publicidade

Nestes casos, é aplicado o fator previdenciário e regras de transição específicas para cada tipo de aposentadoria.

Já quem não tinha começado a trabalhar em 2019 as regras válidas conforme estipulado na Reforma da Previdência.

Existem formas distintas de garantir a previdência social, por meio do INSS. Se você quer entender como cada uma delas funciona confira o conteúdo completo sobre como se aposentar em 2021. 

Publicidade

Publicidade

Fonte: InfoMoney, R7, Governo do Brasil

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário