63% dos lojistas entendem a importância de variar métodos de pagamento no e-commerce
Diante da crise econômica pela qual o país passa e com a diminuição do faturamento em muitas empresas, comerciantes têm investido em diferentes estratégias, com objetivo deixar o cliente confortável para comprar e pagar da forma que melhor se adequa às suas necessidades.
A prova disso é a pesquisa realizada pela Pagar, em parceria com a E-commerce Brasil, que concluiu que 63% dos lojistas entendem a importância de variar os métodos de pagamento nas plataformas de venda online.
É possível observar que a adequação do mercado se trata de uma resposta à mudança de comportamento que o consumidor vem apresentando, principalmente, em 2020 e 2021, após a chegada da pandemia no Brasil.

De lá para cá houve considerável aumento na frequência de pagamentos via celular. Segundo o levantamento elaborado pela Cybersource, divulgado em junho deste ano, 20% das transações de pagamento estão sendo efetuadas por meio de smartphones atualmente.
Aumento da inclusão do PIX
O Pix, que foi lançado há menos de um ano pelo Banco Central, tem feito grande sucesso entre os brasileiros. E não é à toa, pois com ele o usuário tem os benefícios da instantaneidade e da gratuidade, na palma da mão.
A partir dessas considerações, boa parte dos estabelecimentos passaram a disponibilizar uma “Chave Pix”, por onde os pagamentos podem ser efetuados.
A novidade já está presente, inclusive, nas plataformas de e-commerce, onde metade das vendas já são registradas com este meio de pagamento, conforme dados do Spin Pay. Tudo isso só é possível, claro, porque o Pix funciona 24 horas por dia e nos sete dias da semana.
Formas de pagamento mais usadas entre os consumidores
Neste período em que muitas pessoas passam aperto com as contas, existe a tendência de evitar fazer dívidas que sejam difíceis de honrar. Então, a menos que o estabelecimento ofereça vários métodos de pagamento, serão baixas as chances de fechar negócio com um grande público.
Daí vem a importância de os lojistas tomarem conhecimento sobre as formas de pagamentos disponíveis no mercado financeiro hoje, além de saber quais as mais procuradas entre os consumidores.
De acordo com a pesquisa do Distrito DataMiner publicada no ano passado, o cartão já ultrapassa o dinheiro em volume de valores movimentados. Respectivamente, são cerca de 41,5% de usuários contra 36,5%.
No mesmo período, os pagamentos com tecnologia de aproximação apresentaram um salto. Segundo os dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a incidência desse tipo de transação subiu em 469,6%.
Acredita-se que o receio da população em utilizar cédulas e manusear maquininhas, devido ao risco de transmissão da Covid-19, pode ter sido um fator de peso para essa adesão.
O 10º Relatório de Tendências em Meios de Pagamento da Minsait, publicado agora em 2021, aponta ainda que mais de 50% da população do mundo, com acesso ao internet banking, simplesmente parou de realizar pagamentos em dinheiro, desde a chegada da pandemia.
Fontes: E-commerce Brasil, Vindi e Panrotas.
Assuntos que podem te interessar:
- Nubank é eleito o melhor banco da América Latina
- Cashback no pagamento de boleto: saiba onde conseguir o benefício
Deixe seu comentário