Malha Fina: Conheça portal para contestação online da Malha Fina o IRPF 2020

Se você caiu na malha fina do IRPF 2020, saiba que é possível contestar os valores. O procedimento é bem simples, todo feito através do portal e-CAC da Receita Federal.

A defesa é feita totalmente online, sem precisar ir presencialmente até a sede da Receita e pegar filas. O Centro Virtual de Atendimento ao Cliente foi lançado dia 7 de janeiro para facilitar a vida dos contribuintes.

Mas antes de acessar o e-CAC, a Receita Federal orienta que os contribuintes acessem o sistema e-Defesa e preencham o formulário de impugnação. Entre as funcionalidades da plataforma, estão a validação da notificação de lançamento e as opções de alegações mais comuns para cada infração.

Além disso, também é possível conferir no e-Defesa quais são os documentos que precisam ser entregues e apresentados ao Fisco. O sistema vai ajudar os contribuintes a elaborarem a defesa e também vai auxiliar nos procedimentos para julgamento da contestação dos valores lançados.

Então, após realizar a impugnação no e-Defesa, é chegada a hora de entrar no portal e-CAC e lançar os valores. Lá, é possível acessar o Dossiê Digital de Atendimento, o DDA, do tipo Impugnação de Notificação de Lançamento IRPF. Nesta seção, é necessário anexar os documentos solicitados e a defesa do contribuinte.

malha fina IRPF 2020

Descontos para quem caiu na malha fina IRPF 2020

A Receita Federal oferece desconto de 50% sobre a multa aos contribuintes que pagarem os valores da Notificação de Lançamento em até 30 dias. Mas se você está nessa situação e não consegue pagar à vista, saiba que quem parcela a notificação também recebe desconto de 40%.

A chave eletrônica para acesso ao certificado digital do e-CAC custa cerca de R$ 200. Esta é gerada na hora e informa os números dos recibos das duas últimas declarações do IRPF. Se você ainda tem dúvidas sobre o procedimento de impugnação da notificação de lançamento do imposto de renda, basta acessar o Portal do Governo Federal

Consulta à Restituição do Imposto de Renda

A consulta do Imposto de Renda serve para saber se a restituição foi liberada ou não. Para isso, é necessário entrar no site da Receita Federal. Na página, é preciso informar o CPF, a data de nascimento e o código verificador.

Mas também existem outras formas de consultar a restituição do Imposto de Renda. Você pode realizar a consulta pelo telefone, através do número 146, e também no aplicativo “Meu Imposto de Renda 2020”.

A plataforma está disponível na loja de aplicativos do seu celular, tanto para o sistema Android quanto para o iOS.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário