Matrícula BH 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos
Com a pandemia a maioria das coisas precisou ser resolvida pela internet, inclusive a Matrícula BH 2022. A plataforma da Secretaria de Educação da capital mineira é destinada à inscrição de crianças e jovens na rede pública de ensino.
Além de realizar a matrícula, é possível acompanhar o número de vagas oferecidas em cada escola e dados recentes sobre as instituições locais. Mas se você ainda está com alguma dúvida sobre o procedimento, não se preocupe, pois vamos te explicar tudo sobre a matrícula online em Belo Horizonte.
Quem pode fazer a matrícula virtual em BH?
A matrícula escolar online é o método mais fácil e rápido para cadastrar um aluno à rede pública de ensino. Mas é preciso que o estudante esteja dentro dos critérios estabelecidos para realizar a inscrição no portal.
Veja abaixo quais são os requisitos:
- Ser estudante de Escolas Municipais, EMEIs e Creches Parceiras que serão encaminhados diretamente para outras escolas em 2022;
- Ser estudante matriculado em 2021 nas Escolas Municipais, EMEIs e nas creches parceiras que não irão trocar de escola em 2022 (a renovação de matrícula será automática, não sendo necessário nenhum cadastro ou matrícula virtual).
De acordo com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte, o CPF a ser utilizado para realização da matrícula virtual deve ser de um dos responsáveis pela matrícula do estudante. Pode ser o documento da mãe, do pai ou de um responsável legal, mas caso o CPF não seja reconhecido, é preciso verificar na secretaria da escola ou creche qual é a situação do estudante.
Como fazer a matrícula BH 2022?
O sistema Matrícula Virtual foi criado pela Prefeitura de Belo Horizonte para facilitar o processo de inscrição escolar e solucionar problemas de forma ágil, sem burocracias ou grandes filas de espera para atendimento.
Mas para que a matrícula seja efetuada com sucesso, é preciso seguir todas as regras da plataforma e cumprir com os prazos estabelecidos. Veja abaixo o passo a passo para realizar a inscrição online em escolas públicas do município:
- Clique aqui para acessar o portal Matrícula Virtual BH;
- Já no site, clique no botão “Matrícula Virtual”;
- Digite o CPF do responsável;
- Clique em pesquisar;
- Após encontrar os dados do responsável, abrirá uma aba para inserir os dados do aluno;
- Depois disso, selecione a escola mais próxima da residência do estudante, ano em que deseja realizar a matrícula e turno em que o aluno irá estudar.
Um protocolo será gerado pelo site para selecionar os estudantes inscritos virtualmente. Em caso de aprovação, é necessário confirmar a matrícula indo até a unidade de ensino escolhida para levar todos os documentos exigidos.
A Secretaria de Educação também libera uma lista de espera para os estudantes que não foram aprovados na primeira chamada. A classificação obedece a critérios relacionados à renda e à distância em que o aluno mora da escola.
Documentos para fazer a matrícula BH 2022
Na hora da matrícula, é obrigatório que o responsável legal pelo aluno esteja com todos os documentos exigidos pela escola – os seus e os do estudante. Veja abaixo o que é preciso levar para a instituição de ensino para confirmar o cadastro:
- Certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade;
- CPF do candidato, se possui;
- Comprovante de endereço recente;
- Comprovante de escolaridade (para alunos transferidos de escola particular ou jovens que desejam retornar aos estudos).
Quando for realizar a matrícula virtual, já separe todos os documentos necessários para não haver esquecimentos. Você também pode entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo e-mail [email protected] caso surjam outras dúvidas.
Deixe seu comentário