Matrícula Belém 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Anualmente, é preciso que os pais e responsáveis de alunos da rede municipal ou estadual de ensino da cidade de Belém, no Pará, fiquem atentos a abertura da matrícula para novas vagas dentro do sistema de educação.

Sabe que precisa executar esse processo, porém, não tem certeza de como deve ser feito? Veja abaixo instruções completas, quais são as formas de passo a passo, documentos necessários e mais.

Publicidade

Publicidade

Matrícula Belém 2022: Passo a passo

Veja abaixo o passo a passo completo de como efetuar a pré matrícula escolar dentro da cidade de Belém, no Pará, e fique ligado em como funciona:

  1. Acesse o site oficial da matrícula, que é: https://prematricula.belem.pa.gov.br/#/;
  2. Quando a opção de inscrição estiver habilitada, clique nela;
    Matrícula Belém 2022: Passo a passo
  3. Depois disso, você deverá preencher os dados pessoais referentes ao aluno e também os pais e responsáveis, sempre com os dados correspondentes e corretos para não ter demais problemas futuros;
  4. Pronto, agora você já está registrado dentro da pré matrícula da cidade.

Ao preencher os dados, tanto do responsável quanto da criança ou do aluno, é preciso ter bastante atenção, visto que os mesmos serão conferidos pelo órgão em questão, o que pode trazer demais problemas para o cadastro do mesmo.

Calendário de inscrição Belém 2022

Calendário de inscrição Belém 2022

Todos os anos, o calendário de Belém 2022 é atualizado para que novas inscrição ou a renovação das matrículas seja efetuada dentro do esperado. Veja abaixo quais são as datas esperadas para o ano de 2022:

Publicidade

Publicidade

  • Processo de pré-matrícula acontece entre 11 até 23 de janeiro;
  • Depois do dia 03 de fevereiro, é feito o processo de preenchimento das vagas remanescentes, sendo feita inteiramente no modelo presencial.

Por isso, fique de olho em quais são as datas programas e caso aconteçam alterações na mesma, basta verificar aqui em nosso site ou diretamente no portal de educação de Belém.

Documentos necessários para inscrição

Será necessário ter consigo os seguintes documentos para efetuar a inscrição rapidamente, que são:

  • 2 (duas) fotos 3×4;
  • Número do protocolo, do qual é gerado no ato da inscrição, que é o comprovante da sua pré-matrícula;
  • Comprovante ou histórico escolar (original e cópia);
  • Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade (original e cópia);
  • CPF obrigatório para aqueles que são maiores de 18 anos (original e cópia);
  • Comprovante de residência (original e cópia);
  • Carteira de vacinação (original e cópia).

Como funciona a matrícula Belém 2022?

O cadastro escolar dos estudantes antigamente era feito apenas de maneira presencial, porém, ultimamente ele pode ser feito online, conforme passo a passo explicativo acima, além do método tradicional.

Essas ferramentas de cadastro estão disponíveis para matrícula diretamente na rede pública ou na rede municipal de ensino, porém, cada um deles tem suas regras específicas, das quais influenciam diretamente na preferência das vagas, veja abaixo quais são esses critérios:

  • Alunos deficientes tem preferência na vaga;
  • Aqueles alunos dos quais tenham irmãos matriculados diretamente na mesma unidade de ensino, ou, que morem perto da escola possuem vantagem no cadastro.

Assim, é importante que saiba que esses fatores podem ser decisivos caso aconteça o empate na escolha das vagas.

Divisão das matrículas e datas específicas

A Secretaria Municipal de Ensino de Belém já determinou que essa matrícula acontecerá dividida entre três momentos:

  • Alunos com deficiência precisam estar inscritos entre os dias 20 e 21 de janeiro. São oferecidas 20 mil vagas para esse público;
  • Aqueles que estão entre o ensino fundamental e estudantes do EJA, possuem data de inscrição entre os dias 22 até 29 de janeiro. É importante lembrar que a data para confirmação é até o dia 3 de fevereiro.
Publicidade

Publicidade

Conforme já publicado pelo órgão, o município lançará campanhas para buscar pelos alunos desistentes, realizando assim uma  maior inclusão e inserção dos mesmos nas unidades existentes.

É interessante destacar que essa calendário citado acima, pode sofrer com alterações por demais fatores, por isso, fique sempre de olho aqui para não se perder por entre possíveis mudanças.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre as matrículas escolares em todo o Brasil, quais são aquelas mais concorridas e tudo que deve saber.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário