Matrícula Creche 2022 – Quem tem Direito? Como Fazer a Matrícula? Calendário

Se você é pai ou mãe e trabalha fora, saiba que matricular seus filhos na creche é uma ótima opção, já que o contato com educadores e colegas da mesma idade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Por isso a importância de realizar a matrícula na creche em 2022. Ainda está com dúvidas, não sabe como realizar o cadastro ou tem receio sobre o assunto? Fique tranquilo, pois temos as informações que vão te ajudar neste momento decisivo.





matrícula na creche em 2022

Como realizar a matrícula na creche em 2022?

Geralmente, as vagas em creches públicas são divulgadas nos sites das Secretarias de Educação e prefeituras de cada municípios. Acesse o portal da sua cidade, realize a pré-matrícula online para reservar a vaga e reúna os documentos exigidos. 

Confira abaixo a documentação necessária:

  • Certidão de nascimento da criança;
  • Carteira de vacinação em dia;
  • Comprovante de residência do responsável;
  • Documento oficial com foto do responsável.

Depois, basta ir até a instituição de ensino na data estipulada pelo município e entregar todos os documentos solicitados. Viu como é fácil? 





Mas fique atento, pois a criança precisa ter idade mínima de 4 meses e máxima de 4 anos para garantir a matrícula na creche em 2022. Após esta faixa etária, a criança, obrigatoriamente, tem de ser matriculada na pré-escola.

A importância da creche no desenvolvimento das crianças

A educação infantil é a etapa de ensino que vai de zero a cinco anos de idade. De acordo com a Constituição, é um direito fundamental garantido a todas as crianças. Ou seja: toda criança brasileira tem direito a uma vaga em creche ou pré-escola pública.

Há diversos benefícios ao matricular seus filhos em uma creche, pois é neste espaço que eles terão os primeiros contatos fora do ambiente familiar e aprenderão mais sobre convivência.

Na creche, as crianças ficarão sob os cuidados de educadores capacitados, que cumprem os objetivo pedagógicos estabelecidos pela documentação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Veja abaixo as principais atividades realizadas pelas crianças nas creches, sob a orientação de profissionais de educação capacitados, segundo a BNCC:

  • Aprender a conviver com outras crianças;
  • Ampliar o conhecimento;
  • Fazer brincadeiras que desenvolvam a criatividade e a imaginação;
  • Explorar movimentos, gestos e formas;
  • Aprender a se expressar, opinar, descobrir, por meios de linguagens diferentes;
  • Conhecer a própria identidade pessoal, social e cultural.

Além de ensinar o que garantir o ensino das atividades descritas pela BNCC, os educadores também dão banho, alimentam e auxiliam bebês a partir de 4 meses em todas as suas necessidades.





Entendeu a importância que a educação primária tem na vida dos pequenos? Então, não hesite na hora de realizar a matrícula na creche em 2022.

Eles irão desenvolver ainda mais a capacidade cognitiva, e você poderá trabalhar tranquilo, sabendo que as crianças estão sob os cuidados de profissionais preparados para atender às necessidades infantis.

Além disso, a educação primária é um direito básico das crianças. Depois que seus filhos concluírem o período da creche, matricule-os na pré-escola.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário