Matrícula Escola Estadual 2022 – Quem tem Direito? Como Fazer a Matrícula? Calendário

Realizar a matrícula na escola estadual 2022 é muito importante para que você garanta sua vaga e continue estudando normalmente no próximo ano. Devido à pandemia, a maioria dos estados brasileiros investiu em tecnologia e criou portais para que a matrícula pudesse ser realizada online.

Os novos sistemas facilitam muito a vida dos estudantes e seus responsáveis, que não têm mais a necessidade de ir presencialmente até a instituição de ensino e enfrentar longas filas. Se você precisa fazer a matrícula na escola estadual em 2022, continue com a gente para saber mais sobre o novo formato de cadastro escolar para garantir vagas em diversos estados brasileiros.

Publicidade

Publicidade

matrícula na escola estadual 2022

Matrícula na escola estadual 2022 no RS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul possui um sistema de inscrições nas escolas públicas estaduais nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal (Magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Educação Profissional Subsequente ou Concomitante e aproveitamento de Estudos Curso Normal (Magistério).

Para realizar a matrícula na escola estadual 2022 no RS, o candidato deve apenas preencher uma ficha de inscrição online. É necessário ficar atento ao site do Governo do RS para conferir o calendário com as datas de início das inscrições.

Você pode acessar o portal de matrículas do governo gaúcho clicando aqui.

Publicidade

Publicidade

Matrícula na escola estadual 2022 em SC

Devido à pandemia, as matrículas nas escolas estaduais de Santa Catarina ocorrem de forma automática no Sistema de Gestão da Educação de Santa Catarina (Sisgesc). Os pais ou responsáveis dos estudantes devem atualizar seus documentos ao longo do período letivo, conforme a orientação das instituições de ensino. 

O procedimento é realizado em duas etapas: a primeira é a pré-matrícula, feita neste site, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das escolas que ainda têm vaga disponível. Depois, ele recebe um protocolo para anotar ao fim do processo. 

A segunda fase é a efetivação da matrícula, feita na escola, de forma presencial. Os pais ou responsáveis devem levar todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na instituição).

Quem não tiver computador e acesso à internet em casa, poderá realizar a pré-matrícula nos laboratórios das escolas estaduais de SC. Monitore o site da Secretaria de Educação de SC para ficar de olho na abertura de matrículas online para 2022.

Matrícula na escola estadual 2022 no PR

Para se matricular em escolas estaduais do Paraná, é preciso acessar este site, selecionar a região onde você mora e preencher um formulário com os dados solicitados. Mas é preciso que os pais ou responsáveis dos estudantes tenham conta no @gmail para conseguir preencher o documento.

Após o preencher o formulário, os responsáveis receberão um e-mail com uma Declaração de Vaga, indicando qual escola da região a matrícula deve ser efetivada. O responsável deverá solicitar a transferência da escola onde o estudante estava matriculado e só então efetuar pessoalmente a matrícula na escola indicada pelo Núcleo Regional de Educação.

Matrícula na escola estadual 2022 em SP

Publicidade

Publicidade

Esta é a primeira vez que São Paulo realiza matrículas online para escolas estaduais. A pré-matrícula deve ser realizada no site da Secretaria de Educação do Estado. Lá, os pais ou responsáveis deverão preencher todas as informações solicitadas e fazer upload da documentação em PDF.

Depois de realizar a pré-matrícula no site, os responsáveis receberão um e-mail da Secretaria de Educação com os dados necessários para acompanhar a solicitação. O estudante terá sua matrícula disponibilizada em uma unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de ensino e mediante disponibilidade de vaga.

Matrícula na escola estadual 2022 no RJ

No Rio de Janeiro, as matrículas podem ser feitas no site Matrícula Fácil RJ. Todo o processo de inscrição pode ser acompanhado pelo portal, com o número de protocolo disponibilizado ao efetuar a pré-matrícula. 

O estudante terá sua matrícula disponibilizada em uma unidade escolar próxima a sua residência (ou outro endereço de preferência), com o tipo de ensino e mediante disponibilidade de vaga.

Matrícula na escola estadual 2022 em MG

Publicidade

As matrículas em instituições de ensino do estado de Minas Gerais podem ser feitas no portal Cadastro Escolar, da Secretaria Estadual de Educação. No site, é preciso cadastrar um e-mail de contato e disponibilizar a documentação solicitada, além de informações básicas do candidato para a pré-inscrição.

Publicidade

Clique aqui para acessar o passo a passo da matrícula online disponibilizado no site da Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário