Matrícula Escola Municipal 2022 – Quem tem Direito? Como Fazer a Matrícula? Calendário

No final de cada ano, é o período conhecido como o de rematrícula ou de matrícula escolar, seja do ensino infantil, do ensino fundamental ou do médio, independente se for rede pública ou privada no Brasil.

A matrícula da Escola Municipal 2022 é uma das mais disputadas, visto que o ensino público local disponibiliza vaga para milhares de crianças e adolescentes em todos os cantos do país.

Publicidade

Publicidade

Com a ferramenta Matrícula Fácil criada há alguns anos, esse portal pode ser usado tanto para renovar a inscrição ou para fazer o cadastramento de alunos novos. Veja mais algumas informações abaixo e facilite sua vida.

Faça sua Matrícula Escola Municipal 2022

Matrícula Escola Municipal 2022 - Quem tem Direito? Como Fazer a Matrícula? Calendário
Matrícula Escola Municipal 2022 – Quem tem Direito? Como Fazer a Matrícula? Calendário. Foto: Reprodução/Ric Mais.

O portal do matrícula fácil 2022 não está disponível em todos os estados do país, por isso, é indicado que verifique dentro do site da secretaria de educação de onde você mora se o mesmo pode ser acessado.

É importante destacar que o cadastro presencial ainda deve ser efetuado, porém, esse site foi criado para facilitar a pré-inscrição, agilizando o processo e diminuindo demais burocracias.

Publicidade

Publicidade

No site, você tem um ambiente desenvolvido especificamente para fazer a inscrição do aluno por um passo a passo simplificado, basta escolher a escola e qual o ano letivo será cursado, o que é muito prático para aqueles que ainda não possuem matrícula na rede pública de ensino.

Após isso, é preciso fazer o preenchimento de um formulário de inscrição, do qual a vaga só será confirmada após a entrega da documentação – que acontece de maneira presencial.

Esse programa possui alguns tipos de inscrições, onde é preciso se atentar na hora de fazer o cadastro. Veja abaixo quais são elas:

Primeira matrícula

Para aqueles que estão fazendo a primeira matrícula, essa ação é considerada a mais longa para quem nunca usou o site, visto que é necessário fazer o preenchimento de todas as informações que ali são requisitadas.

Renovação de matrícula

Já esse procedimento, é classificado como mais fácil, visto que aqueles estudantes da rede pública que desejam continuar na mesma escola só precisam selecionar poucas opções, fazendo assim a renovação automática do cadastro.

Independente de qual seja a opção escolhida, depois será preciso apresentar a documentação de forma física para fazer essa confirmação de dados, ou seja, indo até a instituição em questão.

Publicidade

Publicidade

É interessante destacar que alguns estados solicitam documentos diferentes entre si, por isso, tenha atenção no site específico da sua localidade antes de separar os papéis necessários.

Outros procedimentos disponíveis

Além dos exemplos citados acima, que são os mais procurados e mais comuns para quem já sabe usar o site, existem outras ações das quais podem ser utilizadas no portal, que são:

Inscrição continuada

Conhecida como um tipo de cadastro que costuma acontecer por entre aqueles alunos que estão indo do fundamental para o ensino médio, ela é bem mais simples do que os processos anteriores.

Nesse caso, o estudante só deve fazer uma inscrição continuada diretamente no site do matrícula fácil, selecionando outra escola ou outro ano. Tudo isso é realizado em apenas uma interface, o que facilita muito.

Transferência escolar

Publicidade

Esse tipo de matrícula é indicado para os estudantes da rede pública que querem trocar de escola.

Publicidade

Ele também é considerado bem simples, visto que é apenas feita uma transferência dos dados escolares.

É importante lembrar que ao estar disputando vaga com demais estudantes, as escolas mais próximas da residência do aluno, possuem mais peso nesse impasse. Por isso, lembre-se disso na hora que for escolher a instituição de ensino.

Ademais, crianças que possuem algum tipo de deficiência também tem prioridade para as vagas disponíveis ou em caso de empate.

Quais são as datas do matrícula fácil?

Publicidade

Publicidade

É importante saber que não há um calendário oficial ou geral para o matrícula fácil de 2021, visto que cada estado traça suas próprias datas, assim como o período de inscrição para o ano letivo.

Dessa maneira, é indicado que você fique de olho no site oficial do Matrícula Fácil do seu estado, caso ele tenha essa ferramenta disponível, principalmente se você está aguardando pela lista de espera.

Os meses de dezembro e de janeiro costumam ser os mais comuns de se abrirem as inscrições das matrículas, por isso, tenha foco redobrado nesses períodos.

Continue acompanhando nosso site para receber demais atualizações e não perder nenhuma informação importante.

Fonte: Matrículas 2022.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário