Matrícula Porto Alegre 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Já está aberto o período de matrícula escolar Porto Alegre 2022 pelo site da Secretaria de Educação do Estado. A plataforma foi criada com o objetivo de facilitar o processo de inscrição em escolas estaduais.

A inscrição online é somente para reservar a vaga do estudante na escola desejada. Para garanti-la, é preciso ir até a instituição de ensino, conforme as orientações da Secretaria de Educação, com todos os documentos exigidos e efetuar a matrícula.

Publicidade

Publicidade

Se você ainda tem dúvidas e quer saber mais sobre a matrícula escolar Porto Alegre 2022, está no lugar certo! Continue com a gente para entender como funciona o cadastro virtual e quais passos devem ser tomados após realizá-lo.

matrícula escolar Porto Alegre 2022

Matrícula escolar Porto Alegre 2022

A pré-matrícula online para escolas estaduais da capital gaúcha é uma ótima alternativa aos pais e responsáveis, já não é preciso enfrentar filas enormes nem perder tempo para realizar a inscrição dos alunos.

Além disso, os estudantes maiores de 18 anos podem realizar o próprio cadastro no site da Secretaria de Educação. Mas para se inscrever, é necessário morar próximo à escola desejada e ter irmãos matriculados na mesma unidade.

Publicidade

Publicidade

Crianças e adolescentes com deficiência têm prioridade na pré-matrícula escolar em Porto Alegre. É preciso ficar atento a todas as etapas do processo, pois a primeira fase é a inscrição online e a segunda – e mais importante – é feita presencialmente, ao levar os documentos exigidos na instituição de ensino escolhida.

A Secretaria de Educação do RS ainda não divulgou as datas para realizar a inscrição, mas é possível que sejam realizadas no período semelhante a 2020, que foi entre 15 de dezembro e 3 de janeiro.

Já a apresentação de documentos e matrícula efetiva foi realizada entre 1 e 12 de março do ano passado. Veja abaixo o passo a passo para realizar a pré-matrícula online:

  1. Clique aqui para acessar a página de matrículas da Secretaria de Educação do RS;
  2. Escolha o ano, turno e unidade escolar desejados;
  3. Preencha o formulário de inscrição com as informações do estudante e do responsável legal;
  4. Envie as informações à Secretaria de Educação;
  5. Aguarde retorno da pasta para realizar os próximos passos.

Caso o aluno seja selecionado, é preciso ir até a unidade escolar selecionada para levar os documentos exigidos e efetuar a matrícula. Mas não esqueça que há um prazo para realizar a entrega da documentação. Fique atento às datas para que o estudante não perca a vaga no ano letivo de 2022.

Documentos para matrícula escolar Porto Alegre 2022

Ainda não sabe quais são os documentos necessários para realizar a matrícula escolar em Porto Alegre? Fique tranquilo e confira a lista completa abaixo:

  • RG do estudante e do responsável legal;
  • CPF do estudante e do responsável legal;
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de Residência;
  • Carteira de vacinação;
  • Carteira do SUS;
  • Cartão do Bolsa Família (se houver).

Além da matrícula no ensino fundamental é médio, é possível realizar a inscrição na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Tanto o procedimento de inscrição quanto os documentos são os mesmos.

Matrícula da rede municipal de ensino em Porto Alegre

Publicidade

Publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre também disponibiliza de um espaço online para que os pais, responsáveis ou alunos maiores de 18 anos façam a matrícula. O município tem 58 escolas disponíveis para cadastro virtual.

O procedimento é praticamente o mesmo, só muda o site. Primeiro, é necessário realizar a pré-inscrição para reservar a vaga; assim que o estudante for selecionado, é preciso ir até a instituição de ensino escolhida para levar a documentação exigida e realizar a matrícula.

Clique aqui para acessar a página de matrículas no site da Prefeitura de Porto Alegre. Os documentos são os mesmos exigidos pelas escolas estaduais.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário