Matrícula Brasília 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

O processo de matrícula escolar de Brasília previsto para 2022 sofreu algumas alterações.

Nesse caso, o procedimento que anteriormente deveria ser realizado presencialmente passará a ser realizado de forma virtual.

Publicidade

Publicidade

Pais e responsáveis de alunos de Brasília já podem se preparar para as matrículas de 2022

A mudança tem como objetivo seguir as recomendações de distanciamento social, controle e prevenção da pandemia do novo coronavírus que ainda está fazendo vítimas no Brasil.

A partir dessa determinação, as famílias e os responsáveis pelos estudantes devem se atentar ao prazo de inscrições e às orientações de preenchimento dos dados necessários pelo portal indicado.

Matrícula Escolar Brasília 2022

Anualmente os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes em idade escolar devem assegurar a inscrição deles em instituições públicas e privadas de ensino. 

Publicidade

Publicidade

Já quem é maior de idade, ou seja, possui 18 anos completos pode providenciar a matrícula sem a ajuda de terceiros.

Geralmente o processo de inscrição de crianças, adolescentes e até mesmo dos adultos, costuma ser realizado de forma presencial, sendo este o modelo obrigatório exigido pelas instituições de ensino.

No entanto, com as novas mudanças a matrícula escolar prevista para Brasília no próximo ano será realizada de forma digital.

Menos burocracia

Desconsiderando o fato de a mudança ter sido gerada pela pandemia, as pessoas agora poderão usufruir de um atendimento sem filas de espera e muitos processos burocráticos.

Tal fato se deve ao método de escalonamento estudantil proposto pelo formato virtual que promete ser mais eficiente e prático. 

Mesmo que cada unidade de ensino ofereça os próprios critérios em relação a ordem de matrícula online, é de se esperar que as orientações gerais sejam levadas em consideração, especialmente os critérios que envolvem alunos com deficiências ou outras necessidades de atendimento prioritário.

Etapas

Publicidade

Publicidade

Com base em informações oferecidas pelo portal da Secretaria de Educação de Brasília, as etapas do processo de matrícula dos alunos serão realizadas em diferentes etapas.

Com isso, é necessário que as instituições e os pais e responsáveis obedeçam ao cronograma que será estabelecido por órgãos responsáveis conforme o nível de ensino e entrada de alunos novatos ou manutenção de alunos veteranos.

Basicamente a primeira etapa consiste no próprio processo virtual, onde num primeiro será necessário demonstrar interesse nas vagas ofertadas.

Vale dizer que esse procedimento não caracteriza a garantia da vaga para o aluno na escola escolhida, mas atesta a intenção em casos de oportunidades disponíveis. 

Publicidade

Sendo assim, a confirmação da pré matrícula deverá ocorrer das seguintes formas:

Publicidade

  • Novos alunos;
  • Estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos;
  • Remanejamento de alunos entre redes ou instituições.

Em relação à última etapa, pode ser que ela ocorra de forma presencial de acordo com os critérios estabelecidos por cada instituição de ensino.

No entanto, tal fase poderá ocorrer somente após o início do ano letivo, sendo necessário que os pais e responsáveis acompanhem os comunicados oficiais de Brasília em relação a entrega de documentos.

Documentos

Para formalizar e efetivar o processo de matrícula dos estudantes de Brasília nas instituições de ensino com vagas abertas para 2022, será necessário apresentar documentos importantes, como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante escolar (caso haja transferência);
  • Fotos 3×4;
  • Carteira de Vacinação;
  • Documento de comprovação da tipagem sanguínea;
  • NIS;
  • Entre outros.
Publicidade

Publicidade

Os documentos podem ser solicitados tanto por parte dos estudantes quanto dos pais e responsáveis, por isso é importante providenciar o maior número de informações possíveis.

Os pais e responsáveis que encontrarem dificuldades para apresentar as exigências solicitadas, ou até mesmo ter problemas com acesso à internet poderão contatar a escola para fazer o agendamento da efetivação da matrícula. 

É importante mencionar que é de responsabilidade da instituição de ensino oferecer estratégias para tal atendimento com base em horários de funcionamento e de modo que seja possível evitar aglomerações.

Inscrições

Em relação a realização das inscrições da matrícula escolar prevista para a capital do país no próximo ano, os interessados podem seguir o passo a passo indicado abaixo:

  • Acesse o site da Secretaria de Educação de Brasília;
  • Busque por confirmação de matrícula;
  • Selecione o grupo inserido;
  • Preencha os dados solicitados com data de nascimento e nome completo do aluno;
  • Insira os documentos solicitados pelo sistema.

É importante que os pais e responsáveis se atentem em relação ao bom estado e apresentação dos documentos originais na hora da entrega, pois se for comprovada a entrega de documentação falsa ou adulterada o processo de matrícula poderá ser invalidado e a documentação poderá ser submetida à análise de órgãos responsáveis.

Fonte: Matrículas 2022.

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário