Como fazer Matrícula Campinas 2022 online fácil – Escola Municipal e Estadual

Saiba como fazer a matrícula Campinas 2022. Foto: Istock
Saiba como fazer a matrícula Campinas 2022. Foto: Istock

A matrícula escolar de Campinas 2022 foi um dos serviços que precisaram se reformular devido à pandemia de covid-19. Com a recomendação para ficar em casa na maior parte do ano passado e deste ano, os alunos precisaram ter aula on-line com a ajuda dos pais e responsáveis.

Com isso, a modalidade de rematricular os alunos nas escolas também foi alterado, por isso, a modalidade online veio para facilitar e agilizar o sistema.

Publicidade

Publicidade

Saiba como fazer a matrícula Campinas 2022. Foto: Istock
Saiba como fazer a matrícula Campinas 2022. Foto: Istock

Matrícula Campinas 2022

Antes da pandemia, os pais ou responsáveis precisam realizar o procedimento envolvendo o cadastro estudantil indo até à unidade de ensino.

No entanto, com a atualização do sistema, o município de Campinas disponibilizou um portal pelo qual os pais podem realizar o cadastro escolar e acompanhar a inscrição.

É importante mencionar que a inscrição escolar não significa que o aluno vai ser matriculada na instituição escolhida pelos responsáveis, já que o programa possui uma segunda fase.

Publicidade

Publicidade

A segunda fase deve ser feita de forma presencial, para que os pais ou responsáveis do aluno comprovem as informações junto às unidades escolares.

Calendário de matrícula escolar

Todos os anos, a instituição lança um calendário para organizar a matrícula entre os estudantes. No momento que as vagas são abertas, os critérios de deficiência e residência perto da escola são pontos importantes.

Já no período de cadastro, a lista de escolas é divulgada e os responsáveis precisam informar a série do aluno e os documentos junto ao sistema.

O portal é referente à rede estadual de ensino. Acompanhe as informações abaixo e veja como realizar a matrícula Campinas 2022.

Onde fazer a matrícula escolar em Campinas?

Todo o processo é feito de forma on-line. O site é liberado para o estado. Ele contém informações completas para que os pais ou responsáveis não fiquem com dúvida sobre o assunto.

Para realizar a inscrição, veja o passo a passo:

  1. Acesse o portal de matrícula clicando aqui;
  2. Clique em “inscrição para rede pública”;
  3. Preencha o cadastro inicial e envie.

Depois disso, o sistema informará que o contato será feito através do e-mail. Para fazer a matrícula escolar 2022, é fundamental que exista um cadastro prévio com login e senha.

Publicidade

Publicidade

O portal e a possibilidade de realização da matrícula on-line 2022 tem um nome específico: Secretaria Escolar Digital (SED). Ela teve início em 2016, mas se tornou conhecida depois de 2018.

Saiba que a SED é personalizada para cada usuário. Para os pais ou responsáveis dos estudantes são disponibilizados os boletins escolares e os eventos da escola.

É através da SED que a participação dos responsáveis fica mais próxima da rotina dos estudantes. Já os alunos podem baixar o caderno do aluno, criar suas contas de e-mail e enviar suas fotos para emissão da carteirinha escolar.

Calendário de inscrições nas escolas de Campinas

As datas podem mudar todos os anos dependendo da necessidade. Vale saber também que o processo pode ser reaberto caso não tenha conseguido alcançar a quantidade de vagas.

Publicidade

É importante saber também que os prazos são diferentes para alunos veteranos e novatos.

Publicidade

O cadastro para os veteranos acontece primeiro. Entre os meses de agosto e setembro, a pré matrícula 2022 é aberta para o ano vindouro. Já os novatos precisam realizar o cadastro entre outubro e novembro para garantir a vaga.

O portal para realizar a matrícula Campinas 2022 é amplo. Além do cadastro, podem ser acessados informações relacionadas à escola, boletim escola do aluno e as notas escolares.

Já os alunos que concluíram o estudo pela Educação de Jovens e Adultos podem realizar a impressão do certificado por meio do portal.

Bruna SantosJornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
Veja mais ›
Fechar