Matrícula Manaus 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

Saiba como fazer a matrícula pela internet

Pais e responsáveis de estudantes em fase escolar devem se planejar para realizar a matrícula das crianças. A matrícula online de Manaus para 2022 consiste na fase digital do cadastro. 

Saiba como fazer a matrícula pela internet

O procedimento realizado virtualmente pretende tornar a matrícula fácil e rápida de modo que as crianças e adolescentes ingressem na rede pública de ensino. 

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, a realização da matrícula Manaus 2022 é feita por um portal específico que assegura a organização do procedimento e oferece suporte aos pais e responsáveis. 

Como funciona

O processo de matrícula que antes era feito apenas presencialmente sofreu algumas alterações.

Como mencionado anteriormente, agora a inscrição é digital e os pais, alunos e responsáveis podem contar com suporte para efetuar o procedimento.

Publicidade

Publicidade

Quem desejar também pode acompanhar a inscrição e tirar possíveis dúvidas e solucionar problemas.

Critérios

Para o processo de matrícula dos alunos, o sistema considera alguns critérios, principalmente se o estudante reside próximo à unidade de ensino pretendida.

No entanto, estudantes que possuem algum tipo de deficiência ou que têm irmãos matriculados na mesma escola são privilegiados durante o processo de escolha.

Também é importante mencionar que o cadastro do aluno é realizado em duas etapas. Na etapa inicial a inscrição é feita de forma virtual, com exceção da apresentação dos documentos que devem ser levados até a unidade para comprovar a veracidade dos dados.

Documentação

Na hora de separar os documentos exigidos para a matrícula é preciso levar em consideração se os alunos são da rede pública, desistentes e novatos. 

Entre as documentações exigidas estão:

  • Documentos de identificação original e cópia;
  • Duas fotos 3×4;
  • Comprovante de residência;
  • Cartão de vacinação;
  • Certidão de Nascimento;
  • Documento e identificação dos pais ou responsável.
Publicidade

Publicidade

Para encontrar a escola os interessados devem consultar a aba lista de escolas. Por lá são indicadas as unidades por cidade e bairro. 

O processo inicial é denominado como reserva de vagas e nesse momento é possível corrigir as informações oferecidas caso haja necessidade.

Para os casos de estudantes estrangeiros que querem ingressar na rede é possível realizar a matrícula online através do site. Para isso basta ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física ou ir diretamente na escola.

Como fazer a matrícula

Como mencionado antes, a matrícula 2022 de Manaus pode ser feita pelo portal indicado dentro do prazo determinado. Nesse caso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do portal de matrícula aqui;
  • Realize o cadastro;
  • Faça o login;
  • Escolha a escola;
  • Preencha o questionário e aguarde o código liberado.
Publicidade

É crucial armazenar o código, pois ele será responsável por autorizar os acessos posteriores, especialmente para que seja possível acompanhar a pré-matrícula e outras solicitações desejadas.

Publicidade

Creche

Também vale ressaltar que pais e responsáveis de crianças em idade de creche devem fazer a inscrição dos pequenos em um portal específico.

Nesse caso, a vaga será oferecida através de sorteio eletrônico. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site indicado aqui;
  • Realize o cadastro;
  • Adicione as crianças do núcleo familiar;
  • Informe a fase escolar;
  • Realize a inscrição com o protocolo de sorteio.

Os pais e responsáveis devem ficar atentos, pois serão ofertadas cerca de 1.700 vagas para crianças de 1 a 3 anos nas turmas do maternal 1, 2 ou 3.

Publicidade

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, o processo de matrícula pela internet foi a melhor forma encontrada para atender a população e evitar aglomerações nas escolas.

Prazo

Para os alunos de creche o processo de matrícula deverá ser realizado entre os dias 9 e 14 de março de 2022.

Já para os estudantes do ensino fundamental e médio o processo de matrícula deverá ser realizado entre 23 de fevereiro e 30 de novembro de 2022.

É importante ressaltar que as datas podem ser alteradas de acordo com a necessidade de Manaus.

Quem não matriculou

Os pais e responsáveis de crianças e adolescentes que não realizem a matrícula dos estudantes podem sofrer graves consequências.

De acordo com o Código Penal, não matricular os alunos pode caracterizar crime de abandono intelectual, independente de ser na rede pública ou particular.

Por conta da pandemia da Covid-19, muitos estudantes ficaram sem aulas e, nesse período, o processo de matrícula foi suspenso e, por isso, os pais e responsáveis não foram responsabilizados.

No entanto, as aulas estão sendo retomadas gradativamente e agora as crianças e os adolescentes devem ser matriculados.

Sendo assim, fique atento para não deixar de realizar a matrícula do seu filho ou da criança e adolescente que está sob sua responsabilidade.

Fonte: Matrículas 2022.

Julia de PaulaJulia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Veja mais ›
Fechar