Matrícula São Gonçalo 2022 – Escola Municipal e Estadual. Matrícula Fácil Online. Como Fazer e Prazos

matrícula são gonçalo 2022

Realizar a matrícula São Gonçalo 2022 pela internet é muito simples e prático, pois evita filas enormes e perda de tempo. O procedimento é feito diretamente na seção de matrículas do site da prefeitura municipal.

Mas é preciso ficar atento ao calendário da instituição, pois a pré-matrícula online somente reserva a vaga para o estudante. Para confirmar a matrícula, é necessário aguardar o resultado da seleção no portal da prefeitura e, se o estudante for aprovado, levar a documentação até a escola selecionada.

Publicidade

Publicidade

Alunos que moram perto das instituições de ensino, que possuem irmãos inscritos na mesma unidade e crianças/adolescentes com deficiência têm prioridade no processo de matrícula.

O procedimento de reservar vagas online pode ser realizado para creches, ensino fundamental e ensino médio. Os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) devem realizar todas as etapas de forma presencial.

O portal de pré-matrícula e o questionário ficam disponíveis somente em datas estabelecidas pela prefeitura, que marcam o período de matrícula nas escolas do município.

Publicidade

Publicidade

matrícula são gonçalo 2022

Calendário de matrícula São Gonçalo 2022

O procedimento para garantir uma vaga em escolas da rede municipal de ensino em São Gonçalo é realizado em quatro etapas: pré-matrícula online; resultado da pré-matrícula; efetivação da matrícula dos alunos selecionados e renovação, para continuar estudando na unidade escolhida.

Geralmente, o calendário de matrículas inicia em novembro, com a renovação dos estudantes já matriculados nas unidades de ensino. Confira as datas abaixo:

  • Renovação dos alunos já matriculados: 16 a 23 de novembro;
  • Remanejamento dos alunos: 24 a 30 de novembro;
  • Pré-matrícula para novos alunos: 21 a 30 de novembro;
  • Resultado da pré-matrícula: 12 de janeiro.

De 13 a 19 de janeiro, os pais ou responsáveis legais dos estudantes remanejados devem levar a documentação completa até a escola, das 9h às 14h, para efetivar a matrícula. A mesma regra vale para os novos alunos selecionados, que devem entregar os documentos de 20 a 27 de janeiro nas unidades de ensino escolhidas no período de pré-matrícula.

Documentos para matrícula São Gonçalo 2022

Veja abaixo quais são os documentos obrigatório a serem entregues nas escolas para efetivar a matrícula:

  • Certidão de nascimento do aluno;
  • Duas fotos 3×4;
  • Histórico escolar ou declaração de escolaridade;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Carteira de vacinação constando o fator R.H. com grupo sanguíneo;
  • Carteira de Identidade (RG) e CPF do aluno, quando houver.

O não comparecimento à escola para a entrega da documentação no prazo estipulado implicará em desistência, ou seja, o aluno perderá a vaga se a última etapa da matrícula não for realizada.

Como realizar a matrícula São Gonçalo 2022?

O procedimento de pré-matrícula online é muito fácil de ser realizado. Mas se você ainda está com alguma dúvida, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o site Pré-matrícula da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo;
  2. No menu principal, clique em “Inscrição”;
  3. Preencha o questionário com todas os dados e informações solicitados;
  4. Envie o documento para a Secretaria de Educação;
  5. Aguarde o resultado da pré-matrícula 2022.
Publicidade

Publicidade

A pré-matrícula virtual está disponível para creches (0 a 3 anos); pré-escola (4 a 5 anos);

Fundamental – 1º segmento (a partir de 6 anos); Fundamental 2º segmento e Ensino Médio. Para realizar a pré-matrícula pelo site nos ciclos indicados, é fundamental que os estudantes tenham a idade completa ou a completar até dia 31 de março de 2022.

Escolas da rede municipal de ensino em São Gonçalo

Um dos critérios de prioridade para garantir uma vaga em escolas municipais de São Gonçalo é morar perto da unidade selecionada. Para saber qual instituição fica mais próxima da sua casa, basta clicar aqui para conferir a lista de escolas da rede municipal de ensino.

Caso necessário, as instituições do município irão reabrir algumas vagas para os estudantes que não conseguiram cumprir o calendário do edital. A chamada para as vagas remanescentes será realizada entre janeiro e fevereiro de 2022.

Natália SatlerJornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
Veja mais ›
Fechar