
Entre os meses de março a setembro de 2020, o Brasil chegou a registrar cerca de 985.890 cadastros de Microempreendedor Individual (MEI).
Essa quantidade de registro significou o aumento de 11% em comparação à análise feita em 2019 no mesmo período do ano.
Quer saber mais a respeito disso? Preparamos um post com tudo o que você precisa aprender para se tornar um microempreendedor! Saiba mais a seguir.
Afinal, o que é MEI?

MEI se refere a todos os profissionais que exercem atividades de forma autônoma. Assim, para tirar esses profissionais da informalidade, no ano de 2009 entrou em vigor a Lei Complementar nº 128/2008.
Entre os ofícios que se enquadram como MEI, estão os da esfera relativa à produção textual (redator freelancer), cabeleireiros e vendedores de roupas, por exemplo.
Desta forma, quando o profissional se torna um MEI, ele passa a ter acesso a benefícios previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-maternidade e aposentadoria — fora que é permitida a emissão de notas fiscais.
O que fazer para se tornar um MEI?
O procedimento a ser feito para abrir um MEI é bem fácil. Isso porque você não vai precisar sair de casa, pois todos os trâmites são feitos online.
A seguir, confira o passo a passo para conseguir se formalizar como um Microempreendedor Individual:
1° passo: condições para ser um MEI:
- Não ser participante de nenhuma outra organização sob a forma de titular ou sócio;
- Apresentar fatura anual de até R$ 81 mil;
- Exercer o ofício compreendido como MEI.
2° passo: criação de conta no site Gov.br
Assim que acessar a plataforma Gov.br, no serviço de formalização de MEI, clique sobre o título “Quero ser”. Após clicar, selecione a opção “Formaliza-se”.
Sobre o Portal do Empreendedor, é importante ressaltar que através dele, torna-se possível ter cesso a diversos serviços sem que seja preciso enfrentar filas ou mesmo autenticar documentos.
3° passo: cadastro no Portal do Empreendedor
Nesta etapa, é necessário fazer o preenchimento do cadastro no Portal do Empreendedor.
Para isso, basta clicar no ícone com o título “Formalize-se”. Após isso, digite os dados que foram informados na conta do Gov.br.
Agora, basta autorizar que o Portal do Empreendedor tenha acesso aos seus dados.
Logo depois de informar o título de eleitor ou número do recibo de sua declaração de imposto de renda e o número de seu aparelho celular, você vai receber um código via SMS em seu smartphone.
4° passo: defina suas atividades e o nome fantasia
Assim que definir as atividades que você e sua organização vão exercer, escolha um nome fantasia para sua empresa.
Em vista disso, vai ser necessário informar também onde vai atuar: na própria residência, como vendedor ambulante, ou de forma remota (online), por exemplo.
5° passo: localidade
Nesta etapa, você deve informar os dados a respeito da localidade de onde as atividades vão ser exercidas, do seguinte modo: CEP do local em que a empresa vai funcionar ou o CEP do endereço residencial.
Se você seguiu todos esses passos corretamente, não há dúvidas de que vai conseguir se registrar como MEI. Em caso de dúvidas, fique a vontade para fazer perguntas.
Veja também: Cartão de crédito para MEI