6 em cada 10 brasileiros não sabe qual é o seu score de crédito
O score de crédito diz respeito a uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e, por meio dela, o mercado de crédito consegue mensurar se determinado perfil de consumidor pagará corretamente as contas nos próximos 12 meses.
E essa pontuação tem origem partir de dados sobre financiamentos, pagamentos de contas, empréstimos e cartões de crédito. Mas, poucos sabem do que se trata o assunto.
Saiba mais sobre o que é score de crédito e como consultar.
O que de fato é score de crédito?

Pelo score de crédito o consumidor é avaliado conforme a sua situação financeira. Para isso, ele recebe nota, que varia de zero a mil pontos.
Assim, quanto maior for a sua pontuação, maior também será a probabilidade de obter um crédito.
No caso de baixa pontuação, significa que há alta inadimplência, o que pode resultar em pouca chance de adquirir crédito no meio comercial.
De forma geral, a pontuação atribuída ao score é a seguinte:
- De 0 a 300 pontos: alto risco de haver inadimplência;
- Entre 301 a 700 pontos: é considerada mediana a possibilidade de ocorrer inadimplência;
- Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.
Vale ressaltar que o score depende do comportamento financeiro. Assim, é importantíssimo que o cliente esteja com um bom relacionamento com as instituições financeiras e, acima de tudo, possuir em dia os dados relativos às dívidas.
Como consultar o score de crédito?
Além de simples, consultar o score de crédito é gratuito e pode ser feito depois de ter se cadastrado em sites como Boa Vista SCPC, Serasa Consumidor, SPC Brasil e Quod.
No entanto, não é possível visualizar todos os scores em uma única consulta. Fora os sites, dá para acompanhar o score via aplicativos para smartphone dos respectivos órgãos mencionados.
Assim sendo, o consumidor tem duas maneiras de consultar o seu score de crédito.
Score de crédito é o mesmo que cadastro positivo?
O cadastro positivo se refere a um sistema que leva em consideração todas as contas pagas em dia e assim, consegue dizer se o consumidor é ou não um bom pagador.
De acordo com o governo, por meio desses dados, instituições financeiras e empresas são capazes de ofertar crédito com juros mais baixos justamente pelo fato de correrem menos risco de inadimplência.
Dessa forma, o cadastro positivo atua em conjunto ao score positivo. Pois, no momento em que a pontuação de crédito de um consumidor é consultada, você consegue ver tanto o histórico de pagamento dos últimos 12 meses quanto às restrições existentes.
Logo, mantendo o pagamento em dia de todas as contas, aos poucos o consumidor terá um histórico de bom pagador. E, quanto maior for a quantidade de informações positivas, maior serão as possibilidades de aumentar a pontuação de crédito.
Por que as empresas consultam o score de crédito?
A finalidade dos setores comerciais em consultar o score é a de adquirir mais informações quanto ao risco que estão propícios no momento de conceder crédito.
Os bancos, as empresas e operadoras de cartão fazem essa análise antes de aprovar a solicitação emitida pelo consumidor.
Independente do setor ou ramo de atuação, toda organização que requer os serviços de consulta do Serasa, têm direito a acessar o score do cliente.
Quanto a isso, é importante salientarmos que a quantidade de vezes que o seu score de crédito foi consultado não significa que ele tende a diminuir.
Veja também: Serasa – novo escore de crédito irá valorizar que paga suas contas em dia
Deixe seu comentário