Netflix dará auxílio de R$1,1mil para brasileiros desempregados do setor audiovisual: saiba como fazer inscrição para receber
A Netflix se solidarizou pela situação de urgência dos brasileiros e fechou uma parceria com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) para doar R$ 3 milhões em forma de auxílios emergenciais para profissionais do setor audiovisual que estão desempregados.
O valor será distribuído para cerca de 2.500 profissionais autônomos, freelancers ou recém desempregados.
Ou seja, os profissionais selecionados para o benefício receberão um auxílio no valor de R$ 1.100,00 em um depósito único a ser realizado na conta-corrente do beneficiário.
A inscrição iniciou no dia 15 de junho e irá ser encerrada até agosto de 2021.

Quem pode se inscrever
Não é preciso estar associado ao ICAB e nem ser assinante da Netflix para fazer a inscrição. Além disso, quem participou da iniciativa no ano passado poderá fazer uma nova inscrição.
Entretanto, é requisito para receber o benefício:
- Ser brasileiro nato ou residir permanentemente no Brasil;
- Atuar na área televisiva, cinematográfica ou publicitária;
- Comprovar o exercício da função desde maio de 2019 até 2021;
- Comprovar que a produção audiovisual é a fonte principal de renda desde junho de 2019 até junho de 2021;
- Ter referencial de produções audiovisuais brasileiras independentes com aparição na televisão, cinemas de rua ou em atividades publicitárias que tenham sido afetadas pela pandemia;
- Possui conta-corrente ou conta-poupança em sua titularidade (CPF);
- Ter remuneração total de no máximo R$ 8 ml mensais desde março de 2019 até março de 2020 – período em que a pandemia começou;
Podem participar profissionais de diversas funções:
- Produtores audiovisuais;
- Assistentes;
- Coordenadores;
- Técnicos;
- Operadores de equipamentos;
- Cinegrafistas;
- Produção de arte;
- Cenografia;
- Logística cinematográfica;
- Entre outros trabalhadores voltados ao setor audiovisual.
Como fazer inscrição para recebimento do benefício
As candidaturas para recebimento do benefício devem ser realizadas no site oficial da ICAB. Siga o passo a passo:
- Acesse o site oficial da ICAB na área do Fundo de Recuperação disponível no link: http://icabrasil.org/fundorecuperacao/
- Ao final da página vá em “Clique aqui e acesso o formulário”;
- Complete as informações do questionário como nome completo, data de nascimento, função exercida, endereço, entre outros;
- Anexe os documentos conforme solicitado e, ao terminar de completar o fomulário, vá em “Enviar”;
- Você receberá um e-mail de confirmação;
Documentos necessários
- RG com CPF ou CNH;
- Carta de declaração de necessidade financeira (disponível aqui);
- Último comprovante de pagamento recebido pelo exercício da função devendo ter sido emitido no máximo até maio de 2019;
- Documento de identificação de dependentes, caso tenha (pode ser RG ou certidão de nascimento);
- Comprovação de registro profissional (pode ser DRT ou certificado MEI);
- Declaração da empresa contratante acompanhada do registro da ANCINE – Clique aqui para ver a declaração para profissional autônomo ou clique aqui para ver a declaração para profissional PJ;
Como saber se fui aprovado?
O candidato receberá a reposta sobre a autorização do benefício até 15 dias após o envio da inscrição. O aviso será encaminhado via e-mail.
Sobre a doação da Netflix em parceria com a ICAB
O auxílio faz parte de um fundo social operado pela Netflix para a ICAB criado para apoiar os setores de produção audiovisual em países subdesenvolvidos. Ao todo, o fundo opera com US$ 150 milhões destinados à projetos de incentivo.
Em abril de 2020, as marcas já haviam criado um auxílio emergencial para brasileiros, portanto, a nova doação é uma extensão do projeto beneficiário que já estava em curso.
No ano passado, a ação foi ainda maior. Foram doados R$ 5 milhões para 4.950 profissionais da área que tiveram o trabalho afetado pela pandemia.
Fonte: Icabrasil;
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