Notas de corte do Sisu: qual é o curso e universidade mais fácil de passar?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um dos maiores e principais programas educacionais brasileiros. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Governo Federal. Hoje o sistema conta com o apoio de milhares de instituições públicas e privadas espalhadas pelo Brasil inteiro.

O programa é a principal chave de acesso ao ensino superior gratuito, devido as inúmeras parcerias com instituições públicas. Antigamente as universidades públicas tinham seus próprios vestibulares e essa era a sua única forma de ingresso, porém com o passar dos anos a grande maioria adotou o Sisu pela praticidade do programa.

A classificação no Sisu é feita através da nota de corte. Ela é calculada e atualizada durante o período de inscrição com base nas notas dos candidatos que se inscreveram nas vagas. Sendo assim, a nota de corte é a menor pontuação que o estudante precisa obter para passar para a vaga desejada.Nota de Corte Sisu

Quais os cursos mais fáceis do SISU?

No programa de seleção, o que torna um curso fácil ou difícil de entrar é o número de vagas ofertadas, o interesse que a instituição demonstra nos candidatos somado com o desempenho dos concorrentes às vagas.

Por exemplo, se o número de vagas for pequeno, o desempenho dos alunos for positivo e o interesse for grande, ocorre uma elevação nas notas de corte. Nessa situação, o curso de Medicina pode ser usado como exemplo, uma vez que a sua nota de corte costuma ultrapassar 900.

No entanto, existem outros cursos que também possuem muita procura, bem como uma grande oferta de vagas. É o caso das graduações em Administração e Direito. Pelo grande número de vagas, esses cursos costumam ter variações nas notas de corte. Geralmente, as notas de corte para essas formações são muito altas em universidades renomadas e mais baixa em outras.

Já os cursos que possuem menor busca e um número considerável de vagas ofertadas são considerados mais fáceis de entrar. Neles, a nota de corte costuma ser um pouco mais que 500 pontos no Sisu.

8 cursos ofertados pelo Sisu com notas de corte de até 540 pontos

Confira abaixo a lista com 8 cursos ofertados pelo Sisu e suas respectivas instituições de ensino com notas de corte de até 540 pontos:

  • Gestão Ambiental – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul-Rio-Grandense (IFSUL)
  • Física – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Gestão de Cooperativas – Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ciências da Natureza – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Produção Sucroalcooleira – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Letras – Português e Espanhol – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
  • Produção de Grãos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFARROUPILHA)
  • Ciências da Natureza – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Ainda que os cursos mencionados acima, junto com suas respectivas universidades, sejam considerados os mais fáceis de passar, vale lembrar que as notas de cortes costumam variar de um ano para o outro.

É importante que o interessado acompanhe as notas de corte da graduação e instituição de ensino que deseja, para que possa estudar o suficiente para alcançar seu objetivo.

Danielle Gewehr
Redatora e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Pelotas.
FacebookInstagram

Deixe seu comentário