FIES, PROUNI e SISU: Qual é a nota mínima necessária do ENEM para inscrição nos programas?

Uma das principais preocupações dos estudantes que desejam uma bolsa de estudos em programas do governo é a nota de corte do Enem. Ela é a média mínima necessária para que o candidato seja aprovado em vagas disponibilizadas no Sisu, Fies e Prouni.

Mas não se preocupe, pois criamos um guia que vai te ajudar a desvendar os mistérios da nota de corte do Enem. Além disso, vamos te dar várias dicas interessantes para conferir as médias de entradas dos cursos mais procurados pelos estudantes.

alunos

Nota de corte do Enem nos programas do governo

O Sisu, Prouni e Fies são algumas das principais portas de entrada na universidade para milhares de jovens brasileiros. Por isso a importância de estudar para o Enem e entender como funciona a nota de corte.

No Sisu não existe nota de corte mínima, mas há alguns requisitos, como não ter zerado a redação. Porém, se sua nota for muito baixa, suas chances de conseguir uma bolsa em uma universidade federal pelo Sisu diminuem

Já no Prouni, a nota mínima é de 450 pontos no Enem, além de não ter zerado a redação. Mas a regra de quanto maior a nota, maiores as chances, também se aplica aqui. Se você for bem no Enem, é provável que conquiste uma bolsa de estudos integral ou parcial pelo Programa Universidade para Todos.

Porém, existem alguns critérios estabelecidos pelo MEC para cada categoria de oferta. Para garantir uma bolsa 100% integral, além dos quesitos de nota, é preciso ter renda familiar de, no máximo, 1,5 salário por pessoa. 

No caso das bolsas parciais, o estudante deve se enquadrar nos critérios de nota de corte, mas a renda familiar por pessoa não pode passar de 3 salários mínimos. O Prouni é voltado para estudantes da rede pública de ensino, bolsistas da rede particular, professores e pessoas com deficiência.

Quem utiliza o Fies contrata um financiamento estudantil que só começa a ser pago após a conclusão do curso. A nota de corte do Enem para se inscrever no Fies é 450, além de não ter zerado a redação. Em questões salariais, a renda por pessoa na família deve ser de até 3 salários mínimos.

Consulta das notas de corte

Você sabia que é possível consultar quais as notas de corte dos cursos e universidades do seu interesse? Uma ferramenta super fácil de usar é o simulador de notas de corte do site Quero Bolsa.

Ao acessar a plataforma, você seleciona a cidade, curso pretendido e insere sua média do Enem; após, clique em “Consultar”. Viu como é simples? Dessa forma você tem uma ideia de como são as notas de corte do curso e universidade que deseja concorrer a uma vaga.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário